Prefeitura torna público local e horário de expediente dos médicos das UBS

Além dos médicos, horário de dentistas e enfermeiros também podem ser consultados no site

Prefeitura torna público local e horário de expediente dos médicos das UBS

Além dos médicos, horário de dentistas e enfermeiros também podem ser consultados no site

Desde a semana passada está disponível, no site da Secretaria de Saúde de Brusque, uma relação contendo o nome de todos médicos, enfermeiros e dentistas que atuam nas unidades básicas de saúde.

Nessa lista constam o local em que eles atuam e também o horário em que devem estar presentes no trabalho.

Segundo o secretário de Governo e Gestão Estratégica, William Molina, essas informações, em regra, já são públicas a quem solicitasse. No entanto, agora estão disponíveis diretamente no site, com objetivo de facilitar a consulta pela população.

O secretário afirma que isso faz parte de uma das medidas que estão sendo tomadas pela prefeitura para aumentar o controle sobre a assiduidade dos funcionários, sobretudo os médicos.

Recentemente, o Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) esteve na prefeitura atrás de documentos relativos ao cumprimento de horário por servidores, que está sendo investigado pelo Ministério Público.

“Estamos nos antecipando a esse processo, temos durante os últimos meses a preocupação de fazer um levantamento e buscar encontrar algumas situações que possam não estar dentro da legalidade”, afirma Molina.

“Isso é lei, eles tem que bater o ponto para comprovar que estavam no seu local de trabalho durante o período que estava contratado”, continua o secretário. “Mesmo sofrendo uma certa resistência por parte de alguns servidores, agora ficou evidente esta necessidade”.

Para Molina, a operação do Gaeco serve de alerta para os servidores que, se não estiverem cumprindo o horário, estarão sujeitos a esse tipo de investigação.

Participação da população

O secretário acredita que, com as informações da jornada de trabalho dos servidores públicas na internet, fica mais fácil para a população ajudar a controlar a assiduidade e a frequência dos médicos nos postos de saúde.

“Hoje há uma reclamação muito grande por parte da comunidade, que não tem médico”, afirma.

“Ao mesmo tempo, é responsabilidade da população ajudar a fazer o controle e denunciar. Se foi na UBS, tem que estar lá o médico, se não está tem que denunciar, não temos como ficar todos os dias vendo se cada uma das UBS recebeu os médicos”.

A assiduidade dos profissionais médicos da Secretaria de Saúde tem sido tema recorrente no debate público este ano. Alguns meses atrás, por exemplo, o Observatório Social de Brusque e região (OSBr) questionou a prefeitura sobre como é feito o controle de presença dos profissionais.

O diretor-executivo da entidade, Evandro Gevaerd, considera “um grande avanço” a publicação dos horários na internet.

“Entendemos que quanto mais transparência a prefeitura tiver, melhor vai ser a qualidade do trabalho que ela vai desenvolver”. diz.

Ele também destaca a necessidade da população colaborar e denunciar eventuais irregularidades.

“A população é que tem mais efetividade para avaliar o desempenho dos órgãos publicos. Quanto mais ela souber sobre como trabalha, quem trabalha e o que cada um faz, vai melhorar significativamente a qualidade do serviço prestado”, avalia Gevaerd.

Como consultar o horário dos profissionais

A lista está disponível no site da Secretaria de Saúde, no link indicado: http://www.smsbrusque.sc.gov.br/consultahorario.php

Após, aparece uma lista com as unidades de saúde.

Ao clicar no nome de uma das UBS, aparece a lista e horario dos profissionais que lá trabalham.

Também é possível baixar a planilha completa, com o nome e horário de todos os funcionários

Ao clicar ali, será gerado um arquivo em PDF para consulta, que pode ser baixado no link: https://goo.gl/K1oWWb

 

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio