Presidente e diretores da AmpeBr participam de Seminário de Internacionalização

Evento foi promovido pela Abinco e realizado em Itajaí

Presidente e diretores da AmpeBr participam de Seminário de Internacionalização

Evento foi promovido pela Abinco e realizado em Itajaí

O presidente da Associação das Micro e Pequenas Empresas de Brusque e Região, Luiz Carlos Rosin, e diretores da entidade, participaram na seman passada do Seminário Internacionalização de Empresas nos Estados Unidos. O evento foi promovido pela Abinco e reuniu empresários do setor de moda, alimentos, bebidas entre outros segmentos.

Na oportunidade, o diretor de operações da Abinco, Douglas Cândido, abordou o tema proposto, como também o aceleramento de vendas nos EUA. “O importante na internacionalização é trabalhar três pilares: pessoas, processo e produto. Além disso, entendermos que internacionalização vai muito além de um processo de exportação. A internacionalização é um processo crescente e continuado de envolvimento das operações de uma empresa com países fora de sua base de origem. E para manter uma base em outro país são necessárias algumas estratégias, conhecer o mercado, como se relacionar com ele, quais são as regulamentações para o meu produto e negócio”, ressaltou.

Segundo Cândido, entre as vantagens da internacionalização estão: aumentar a visibilidade e credibilidade; entrar em contato com novas tecnologias; aprender o que os estrangeiros fazem; aumentar a competitividade no mercado interno; acessar novos mercados consumidores; ampliar e melhorar o leque de fornecedores e diminuir a dependência do mercado interno e da sazonalidade.

Porém, o diretor da Abinco deixou claro que neste processo de internacionalização as empresas podem encontrar barreiras técnicas, culturais, linguísticas, tarifárias, mercadológicas e econômicas. “É extremamente necessário você se perguntar o quão está disposto a se adaptar para entrar naquele mercado”, ponderou.

Durante o seminário, Cândido falou de alguns cases de internacionalização dentro do projeto Exporta SC em parceria com o Sebrae e respondeu os questionamentos dos empresários.

Para o presidente da AmpeBr, a participação no evento foi importante, pois é mais uma oportunidade aos empresários de colocarem seu produto em outro mercado. “Sabemos que os Estados Unidos têm um mercado muito grande, de potencial, e isso faz com que os empresários, a partir do momento que investem nessa oportunidade, busquem também a qualidade dos empresários americanos. Isso refletirá também na qualidade para o próprio mercado interno. Além disso, possibilita ao empreendedor vender em uma moeda forte, que é o dólar, dando mais consistência ao capital e crescimento da empresa. Penso que para os associados da AmpeBr, pequenas e médias empresas, é uma oportunidade muito interessante, abrindo uma grande porta para o futuro”, afirmou.

Ao final do Seminário, Cândido convidou os empresários a participarem de uma Missão Exploratória aos EUA, que será realizada na segunda semana de abril. O objetivo é conhecer a sede da Abinco na Florida, além de visitas técnicas e instrução com profissionais experientes sobre as dinâmicas operacionais e comerciais nos EUA.

A Abinco

A ABINCO é uma aceleradora de negócios americana sediada em Pompano Beach, no estado da Flórida. Ela atua há 11 em internacionalização de empresas nos Estados Unidos.

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio