Presidente Jair Bolsonaro participará de funeral da rainha Elizabeth II, confirma Itamaraty
Rainha morreu na última quinta-feira
Rainha morreu na última quinta-feira
O presidente e candidato à reeleição Jair Bolsonaro (PL) confirmou que estará no funeral da rainha Elizabeth II, que morreu na última quinta-feira, 8, aos 96 anos. O funeral será no dia 19 de setembro. Informação foi confirmada pelo Ministério das Relações Exteriores do país neste domingo, 11.
“O convite à cerimônia foi encaminhado, na noite do sábado, 10, à Embaixada do Brasil em Londres. Consultado na manhã do domingo, o presidente da República orientou o Itamaraty a responder positivamente ao convite”, informou o Ministério das Relações Exteriores, em nota.
De Londres, presidente deve viajar direto a Nova York, nos Estados Unidos, onde participa da abertura da 77ª Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU). O evento está marcado para o dia 20 de setembro. Tradicionalmente, o discurso do presidente brasileiro abre a conferência.
Nesta segunda-feira, 12, o caixão com o corpo de Elizabeth está em Edimburgo, capital da Escócia. Após uma cerimônia na Catedral de Saint Giles, o local será aberto para que o público possa preste suas homenagens.
Na terça-feira, 13, o corpo de Elizabeth será levado a Londres. Lá, passará pelo Palácio de Buckingham, pelo Salão de Westminster, onde ocorrerá o velório público da rainha, e por fim, pela Abadia de Westminster, para o funeral de Estado, no dia 19. O corpo será, então, enterrado no Castelo de Windsor, que fica nos arredores da capital britânica.
A rainha Elizabeth II do Reino Unido morreu nesta quinta-feira aos 96 anos. Ela havia sido colocada sob supervisão médica após sua equipe de saúde expressar preocupação com seu quadro.
Os quatro filhos da rainha, o príncipe Charles, herdeiro do trono, Andrew, Anne e Edward, além de William, seu neto, viajaram para o palácio de Balmoral, na Escócia, onde a rainha estava. O outro neto, princípe Harry, também viajaram para a Escócia. As duquesas Catherine, mulher de William, e Camila, casada com Charles, também foram ao castelo.
Na quarta-feira, 7, um dia antes de falecer, a rainha Elizabeth enviou uma carta ao presidente Jair Bolsonaro (PL), destinada também a todos os brasileiros. Na ocasião, a monarca parabenizou o Brasil pelo bicentenário da independência, celebrado no dia 7 de setembro.
Na carta, a rainha relembrou o período em que visitou o Brasil, em 1968, e disse que lembrava “com carinho” da época. A mensagem foi divulgada pela embaixadora do Reino Unido no Brasil, Melanie Hopkins, pelo Twitter.
É com enorme alegria que compartilho uma bela mensagem enviada por Sua Majestade, a Rainha Elizabeth II 👑, ao povo brasileiro, representado pelo Pres. da República. É mais um símbolo da importância do Brasil para o Reino Unido, uma parceria de 200 anos. 🇧🇷🇬🇧 #DiaDaIndependencia pic.twitter.com/IZ8fFNZ8Jw
— Melanie Hopkins (@mhopkinsfco) September 7, 2022
Leia também:
– VÍDEO – Menina do Vale do Itajaí brinca com sapos e faz sucesso na internet
– Homem descumpre medida protetiva e invade casa da ex-companheira em Brusque
– Mulher fica ferida após carro capotar no bairro Nova Brasília, em Brusque
– Aposta de Santa Catarina ganha mais de R$ 2,2 milhões na Lotofácil da Independência
– Colisão frontal entre dois veículos deixa duas pessoas encarceradas na BR-470
– Saiba tudo sobre as Eleições 2022
– Assista agora:
Saiba como transformar sua sala sem reformas