Previsão indica risco de temporais e chuva intensa nos próximos dias em Santa Catarina
Defesa Civil do estado emitiu alerta de atenção
Defesa Civil do estado emitiu alerta de atenção
Após uma pequena melhora no tempo nesta semana, a previsão emitida pelo órgão de meteorologia Epagri Ciram já indica mudança na quinta-feira, 8, em Santa Catarina. A secretaria de Estado da Defesa Civil de Santa Catarina, emitiu alerta de “Atenção” para risco de chuvas intensas, temporais isolados, descargas elétricas, rajadas de fortes ventos e granizo.
Na quinta-feira, há condição para chuva moderada a forte. A condição de chuva é prevista principalmente nas regiões que fazem divisa com o Paraná, onde o volume de chuva pode chegar a 100 mm. Nas demais regiões, o volume de chuva deve ser menor, chegando a 30 mm, porém, a nebulosidade aumenta gradativamente, com pancadas de chuva a partir do início da tarde.
A previsão também é de alto volume de chuva nas regiões Oeste e Meio Oeste e para a ocorrência de descargas elétricas (raios). O vento sopra de Sudeste a nordeste, com rajadas associadas ao avanço da chuva.
Já na sexta-feira, 9, o dia inicia com variação de nuvens, mas a chuva volta a todas as regiões no período da tarde. A Defesa Civil alerta que a previsão é de chuva forte com raios e possibilidade de granizo, com maior possibilidade nas regiões próximas à divisa com o Paraná. Os indicativos são de que a chuva persista também no sábado, mais forte na madrugada e manhã, mais uma vez trazendo maior volume de chuva para o Norte do Estado. O vento é sudeste, moderado com rajadas associadas à passagem da chuva.
De acordo com os meteorologistas da Epagri Ciram, a ocorrência destes fenômenos é devida à atuação de dois sistemas meteorológicos, um cavado (região de convergência de ventos) e à corrente de jato, associadas à forte instabilidade atmosférica sobre o Estado.
Recomendações da Defesa Civil
Tempestades com descargas elétricas (raios), ventos fortes e granizo: Proteja-se em local abrigado, longe de placas, de árvores, de postes de energia e de objetos que podem ser arremessados.
Se não encontrar um abrigo, agache-se com os pés juntos, com a cabeça encostada em seu peito ou entre os joelhos e as mãos cobrindo suas orelhas ou apoiadas em seus joelhos. Se estiver na praia, jamais fique na água.
Não olhe para o raio. Se estiver em casa ou qualquer outro local abrigado, desligue os aparelhos eletrônicos, não use o telefone, fique longe das janelas e lembre-se, o banheiro em alvenaria é o melhor local durante uma tempestade!
Em caso de alagamentos, evitar o contato com as águas e não dirigir em lugares alagados. Evitar transitar em pontilhões e pontes submersas e cuidado com crianças próximas de rios e ribeirões.
Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros no número 193.