O perfil do consumidor brusquense está mudando. Cada vez mais atentos aos seus direitos e mais exigentes em seu atendimento, os novos consumidores estão mais seguros e não hesitam em mudar seus locais de compra, principalmente com as novas opções oferecidas em lojas virtuais e promoções na internet. Esta mudança pode ser observada pelo número de atendimentos realizados pelo Órgão de Defesa do Consumidor de Brusque, que tem registrado grande procura da população.
Entre janeiro e maio de 2012, foram 10.416 atendimentos realizados pelo Procon de Brusque. Um crescimento de 15,74% comparado com o mesmo período de 2011. As maiores reclamações, historicamente, são relacionadas a Telecomunicações (63%), que abrangem telefone fixo, telefone móvel e internet. Em segundo lugar, as demandas relacionadas a problemas em produtos, garantias, as informações claras e precisas ao consumidor, ao cumprimento de oferta e prazos de solução para o consumidor (21%). Em terceiro lugar ficaram as demandas relacionados a serviços financeiros e de crédito (12%).
No mesmo período, foram instruídos 1.112 processos administrativos, realizadas 878 Audiências Conciliatórias, realizados 16 Atos Fiscalizatórios, autuadas 39 empresas e aplicados R$ 277.500,00 em multas por descumprimento do Código de Defesa do Consumidor e desrespeito ao consumidor brusquense.
Além desses procedimentos, o Procon ainda realiza diversos encaminhamentos relativos aos mais variados produtos e prestações de serviços. Os consumidores estão ainda mais atentos e exigentes com relação aos seus direitos e, para isso, o Órgão de Defesa do Consumidor de Brusque está buscando cada vez mais se estruturar para melhor atender as demandas da população.
Fonte: Secretaria de Comunicação da Prefeitura