X
X

Buscar

Programa ajuda jovens a se inserirem no mercado de trabalho, em Brusque

Projeto é realizado pelo Centro de Integração Empresa Escola (CIEE)

Existe em Brusque desde o ano passado o Programa de Iniciação ao Trabalho (PIT), que ajuda jovens entre 14 e 19 anos atendidos pela rede socioassistencial a se inserirem no mercado de trabalho.

A iniciativa é do Centro de Integração Empresa Escola (Ciee), que atua realizando a mediação entre empresas e estagiários e jovens aprendizes.

Veja também:
Ciro Roza deixa oficialmente o PSB de Brusque

Brusque enfrenta Figueirense com time titular para buscar o título da Recopa

Conheça história Rede Feminina de Combate ao Câncer, que completa 30 anos

O PIT funciona como um curso, com 60 horas/aula, e é realizado uma vez por semestre. O objetivo é capacitar gratuitamente adolescentes e jovens para a primeira experiência de trabalho, principalmente aqueles que se encontram em situação de vulnerabilidade.

A coordenadora do Ciee, Catia Maffezzolli, reforça a importância do projeto para a comunidade. “A cada turma que está passando ele vem se fortalecendo. É criar no jovem a questão de autoconfiança de que ele é capaz e que ele tem igualdade como qualquer outro jovem pra ser inserido no mercado de trabalho”, comenta.

A assistente social do Ciee, Ana Paula Carvalho, considera que o PIT tem fortalecido o protagonismo juvenil no município porque durante o curso eles aprendem quais os diretos eles têm e que podem buscar aquilo que eles querem. “É muito válido pela oportunidade de eles serem inseridos no mercado de trabalho e a gente realmente trabalha muito por isso, mas também é muito válido pela formação cidadã deles”, afirma.

O programa conta com o apoio da Secretaria de Assistência Social da Prefeitura de Brusque, que repassa ao Ciee os jovens que se encaixam no perfil do PIT e oferece transporte gratuito aos jovens para irem até o local onde as aulas são realizadas.

O secretário de Assistência Social, Deivis da Silva, vê com bons olhos a iniciativa. “Esse Programa de Iniciação ao Trabalho é uma grande oportunidade de mostrar que eles tem potencial”, avalia.

Durante o curso, por meio de dinâmicas e atividades os jovens aprendem sobre o mercado de trabalho, por exemplo como se comportar em uma entrevista de emprego. Após o curso, os formados são encaminhados para vagas abertas pelos parceiros do CIEE, nos programas de estágio e de aprendizagem.

Segundo dados repassados pela secretaria de Assistência Social, aproximadamente 35 jovens se formaram no programa em 2018.

Conforme o Ciee, todos foram encaminhados para oportunidades de estágio e de aprendizagem e cerca de 40% foram inseridos no mercado de trabalho.

Nesta terça-feira, 2, cerca de 20 jovens se formaram na primeira turma de 2019. O próximo curso será realizado neste segundo semestre de 2019.

Dados

De acordo com dados repassados pela secretaria de Assistência Social, em 2018 e 2019 o Ciee já encaminhou aproximadamente 1,2 mil jovens para vagas de estágio e aprendizagem. Destes, 470 foram inseridos no mercado de trabalho, sendo 375 pelo programa de estágio e 95 pelo programa de aprendizagem.

Veja também:
Prefeitura de Brusque realiza processo seletivo para área da saúde

Procurando imóveis? Encontre milhares de opções em Brusque e região

Confira agenda de shows e eventos para esta semana em Blumenau

As empresas são de ramos como instituições públicas, cooperativas, profissionais liberais, empresas do ramo da saúde, têxtil, tinturaria, comércio, informática, hotelaria, automobilístico, contabilidade, colégios, faculdades, supermercado, tecelagem, saneamento, entre outras.

Dos 375 inseridos no programa de estágio, 35% foram para instituições públicas, 33% para empresas privadas e 32% para prefeituras.

No programa de aprendizagem, 98% dos jovens foram para empresas privadas e 2% em instituições públicas.