Programa de castração de cães e gatos atende 40 animais por mês em Brusque
Além das castrações, projeto também recebe denúncias de vítimas de maus-tratos
O projeto Bem-Estar Animal está em funcionamento em Brusque há alguns meses e tem o objetivo de realizar castração, chipagem e aplicação de vacinas nos cães e gatos. Desde o início do programa a média mensal de castrações é de 40 animais, entre machos e fêmeas.
O projeto prioriza o atendimento para animais de Organizações não Governamentais (ONGs) e de pessoas cuja renda familiar não ultrapasse três salários mínimos, além dos animais de pessoas em situação de rua.
Ao todo já foram castrados 415 animais, sendo as fêmeas a maioria, totalizando 90% das cirurgias. Apenas em novembro deste ano foram encaminhados 120 animais para a castração.
Animais de rua
Os locais cadastrados no projeto são o Hospital Veterinário SOS Animais, Clínica Veterinária Cães e Gatos e a Clínica Veterinária Vita Vet.
A avaliação do projeto é positiva para Moacir Giraldi, chefe do programa. A ação deve completar um ano em breve. “A expectativa é sim de diminuir o número de animais abandonados nas ruas de Brusque na medida em que as castrações avancem a cada ano. Só dessa forma conseguiremos diminuir a população de animais de rua”, salienta Moacir.
Vítimas de maus-tratos
Além da castração, o projeto também atende a demanda de verificação de maus-tratos. As denúncias podem ser realizadas através do número 156 na Ouvidoria do município.
“Vale ressaltar que as denúncias podem ser feitas anonimamente, ponto muito importante pois as pessoas geralmente têm medo de denunciar maus-tratos”.
Os principais atendimentos das vítimas de maus-tratos são cachorros amarrados em correntes, em espaço pequenos, magros e debilitados.
“Até o momento, a principal dificuldade está na verificação de maus-tratos, pois as pessoas geralmente não veem com bons olhos a verificação de denúncias. Mas no decorrer da averiguação os problemas vão se amenizando com conversa”, explica o responsável pelo programa.
Por fim, Moacir comenta que as denúncias são importantes e que a sobrevivência de muitos animais depende disso.
Colaborou Luiz Antonello
– Assista agora:
Confira dicas para decorar sua árvore de Natal e fazer laços decorativos