Programa Fila Única conta com 150 crianças aguardando vagas em creches de Brusque
Bairro com maior demanda de inscrições é o Volta Grande
Atualmente, 151 crianças aguardam por uma vaga em creches de Brusque pelo programa Fila Única. Os dados são da prefeitura e estão atualizados até o dia 6 de janeiro.
A maior fila encontra-se no Infantil I, destinado a crianças de 2 a 3 anos, onde 56 crianças aguardam o chamamento de matrículas. Na sequência, está o Berçário I, para bebês de 6 a 11 meses, com 44 crianças na fila.
Já no Berçário II constam 33 bebês de 1 a 2 anos na fila. Por fim, há 18 crianças de 3 a 4 anos aguardando vagas no Infantil II.
Em entrevista ao jornal O Município, a secretária de Educação, Franciele Mayer, destaca algumas ações feitas para o programa. Uma delas foi a inauguração, em 2024, do Centro de Educação Infantil Raio de Sol II, no bairro Azambuja, e da Escola de Tempo Integral Professor Raul Amorim, no loteamento Emma II.
Além disso, também houve a ampliação da compra de vagas na rede privada, beneficiando, além da região central e do bairro Maluche, as regiões dos bairros Nova Brasília e Guarani.
“Iniciamos a construção de uma nova creche no bairro Limeira, que contará com dez salas, ampliando significativamente a capacidade de atendimento naquela região”, afirma.
Para 2025, está prevista a entrega de um novo espaço no bairro Volta Grande, localizado no All Shopping, para atender às crianças da região. Também será ampliada a compra de vagas na rede privada, considerando o aumento do número de instituições que se credenciaram em 2024.
Credenciamento
Em dezembro de 2024, a prefeitura publicou um edital para o credenciamento com o aumento de 250 novas vagas, totalizando 500 vagas para o ano. O objetivo da ação foi atender a demanda do bairro Dom Joaquim. Atualmente, o bairro Volta Grande conta com a maior demanda do Fila Única.
Segundo a secretária, o bairro São Luiz deve receber uma nova creche por meio de permuta de um terreno. A unidade irá beneficiar os bairros Cerâmica Reis e Steffen.
“A lei que autoriza a permuta foi aprovada pela Câmara de Vereadores no ano anterior e prevê a troca de um bem público por um imóvel com edificação destinada a abrigar uma nova creche”, explica.
Mapeamento de expansão de salas
Um mapeamento das unidades com possibilidade de ampliação de salas também foi realizado pela prefeitura para identificar a demanda dos bairros com inscrições no programa.
O trabalho identificou possibilidades de expansão de cinco unidades do Steffen, Águas Claras, Santa Luzia, Rio Branco, Paquetá e Cedrinho.
Outro avanço em andamento é a ampliação da parceria público-privada, impulsionada pelo Programa de Incentivo de Creches nas Empresas (PICE). “Atualmente, estamos em tratativas com duas empresas para viabilizar novas vagas por meio dessa iniciativa”, diz a secretária.
As escolas municipais retornarão com as atividades no dia 27 de janeiro, após o período de recesso escolar. Na última semana de janeiro, serão retomadas as convocações dos inscritos no Programa Fila Única para finalizar o preenchimento das vagas disponíveis.
O ano letivo terá início no dia 6 de fevereiro. Durante o mês de fevereiro, a prefeitura continuará recebendo a documentação dos matriculados e realizando chamadas para o preenchimento de vagas remanescentes. O programa será reaberto para novas inscrições no dia 3 de março.
Em caso de dúvidas, as famílias podem entrar em contato com a Central de Vagas pelo WhatsApp (47) 3251-1804 ou e-mail filaunica@educacao.brusque.sc.gov.br.
Assista agora mesmo!
Icônica danceteria 1020 traz histórias de diversão e fuga de namorados em Brusque: