Programação especial comemora a Semana do Soldado
Estudantes da rede municipal participaram de atividades no Tiro de Guerra
Estudantes da rede municipal participaram de atividades no Tiro de Guerra
Como parte das comemorações da Semana do Soldado, o Tiro de Guerra de Brusque promoveu uma série de atividades educacionais e recreativas com alunos de cinco a dez anos da rede municipal de ensino. Cerca de 1,6 mil crianças participaram de palestras sobre educação ambiental, fizeram trilha e brincaram de tirolesa com os atiradores. No dia 25 de agosto é celebrado o dia do soldado. Esta é a data de aniversário de Duque de Caxias, patrono do Exército Brasileiro.
O aniversário de Duque de Caxias é uma das datas mais importantes para o Exército. As comemoração são realizadas em todo o Brasil, com os quartéis sendo abertos para visitação ou os militares indo até instituições educacionais, entre outras ações. O objetivo principal é aproximar o Exército da população brasileira”, afirma o sargento Renegildo Angelo Marcon, instrutor do Tiro de Guerra. As atividades em Brusque são fruto de uma parceria entre a Fundação Municipal do Meio Ambiente (Fundema), Sesc, a Secretaria de Educação e o Tiro de Guerra.
O Sesc fez uma palestra com os estudantes sobre a reutilização de materiais reciclados. “Quando as crianças chegam aqui, elas se perguntam qual é a relação do Exército com o meio ambiente. Eu mostro para eles que os soldados protegem o nosso país, e nós também temos o dever de proteger o Brasil, cuidando da natureza”, diz Rejane Sell, técnica de educação complementar.
De todas as atividades, a que mais atraiu a atenção da criançada foi, sem dúvidas, a tirolesa. Nos fundos do Tiro de
Guerra foi posta uma pista com corda para os alunos. O furor para ir até lá era grande e a fila, maior ainda. Além disso, outras brincadeiras estiveram disponíveis, como tênis, basquete e cama elástica. A Fundema levou os alunos para um passeio de cerca de dez minutos e, no caminho, os monitores mostraram para os estudantes a vegetação.
“As crianças ficaram muito empolgadas já quando entregamos os bilhetes para elas virem aqui. É muito importante que elas tenham os soldados como exemplo”, diz Mara Regina Gularte Villalba, professora do quinto ano da Escola de Ensino Fundamental Paquetá, que visitou o Tiro de Guerra ontem.
A programação em comemoração à Semana do Soldado será fechada hoje, com a tradicional corrida da calça e coturno. Também haverá uma cerimônia de premiação do praça mais distinto e o melhor desempenho físico. Além disso, será feito o Compromisso à Bandeira, uma obrigação que todo recruta deve passar quando está servindo o Exército.