Programação especial comemora a Semana do Soldado

Estudantes da rede municipal participaram de atividades no Tiro de Guerra

Programação especial comemora a Semana do Soldado

Estudantes da rede municipal participaram de atividades no Tiro de Guerra

Como parte das comemorações da Semana do Soldado, o Tiro de Guerra de Brusque promoveu uma série de atividades educacionais e recreativas com alunos de cinco a dez anos da rede municipal de ensino. Cerca de 1,6 mil crianças participaram de palestras sobre educação ambiental, fizeram trilha e brincaram de tirolesa com os atiradores. No dia 25 de agosto é celebrado o dia do soldado. Esta é a data de aniversário de Duque de Caxias, patrono do Exército Brasileiro.

O aniversário de Duque de Caxias é uma das datas mais importantes para o Exército. As comemoração são realizadas em todo o Brasil, com os quartéis sendo abertos para visitação ou os militares indo até instituições educacionais, entre outras ações. O objetivo principal é aproximar o Exército da população brasileira”, afirma o sargento Renegildo Angelo Marcon, instrutor do Tiro de Guerra. As atividades em Brusque são fruto de uma parceria entre a Fundação Municipal do Meio Ambiente (Fundema), Sesc, a Secretaria de Educação e o Tiro de Guerra.

O Sesc fez uma palestra com os estudantes sobre a reutilização de materiais reciclados. “Quando as crianças chegam aqui, elas se perguntam qual é a relação do Exército com o meio ambiente. Eu mostro para eles que os soldados protegem o nosso país, e nós também temos o dever de proteger o Brasil, cuidando da natureza”, diz Rejane Sell, técnica de educação complementar.
De todas as atividades, a que mais atraiu a atenção da criançada foi, sem dúvidas, a tirolesa. Nos fundos do Tiro de

Guerra foi posta uma pista com corda para os alunos. O furor para ir até lá era grande e a fila, maior ainda. Além disso, outras brincadeiras estiveram disponíveis, como tênis, basquete e cama elástica. A Fundema levou os alunos para um passeio de cerca de dez minutos e, no caminho, os monitores mostraram para os estudantes a vegetação.
“As crianças ficaram muito empolgadas já quando entregamos os bilhetes para elas virem aqui. É muito importante que elas tenham os soldados como exemplo”, diz Mara Regina Gularte Villalba, professora do quinto ano da Escola de Ensino Fundamental Paquetá, que visitou o Tiro de Guerra ontem.

A programação em comemoração à Semana do Soldado será fechada hoje, com a tradicional corrida da calça e coturno. Também haverá uma cerimônia de premiação do praça mais distinto e o melhor desempenho físico. Além disso, será feito o Compromisso à Bandeira, uma obrigação que todo recruta deve passar quando está servindo o Exército.

Confira as imagens  na galeria de fotos

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio