Projeto da estação da Cristalina está na penúltima fase, diz diretor-presidente do Samae
Previsão é que licitação para a construção da ETA seja realizada no fim do ano
O projeto da nova Estação de Tratamento de Água (ETA) da Cristalina está em fase avançada. Neste momento, o corpo técnico do Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae) trabalha do layout da estrutura que será erguida.
O diretor-presidente da autarquia, Dejair Machado, explica que a empresa licitada fez as plantas da ETA, da Estação de Tratamento de Efluentes (ETE) e do setor administrativo. Agora os técnicos pediram algumas alterações, como detalhes de portas, janelas e tamanhos das divisórias, entre outras.
Veja também:
Internação involuntária de dependentes químicos gera debate entre especialistas
Brusquense é aprovada para estudar no Balé Bolshoi, em Joinville
Diretor do Imigrantes Hospital diz estar aberto parcerias com a Prefeitura de Brusque
A equipe do consórcio MPB/OSM/Inova Brasil deverá se reunir com o Samae na semana que vem. O encontro servirá para apresentar a nova versão do layout, já com as modificações pedidas pela autarquia.
Machado acredita que essa etapa deverá demorar mais alguns meses, para que tudo fique ajustado. “Acredito que até setembro estaremos com isso concretizado para lançarmos o edital”.
O diretor-presidente afirma que a intenção é que a licitação seja iniciada ainda em 2019, no fim do ano. Contudo, como os prazos são longos, é possível que fique para o começo do ano que vem.
Rede
Ao mesmo tempo que o consórcio trabalha na estação da Cristalina, o Samae contratou outra empresa para mapear as redes em Brusque. Segundo Dejair Machado, esse trabalho está sendo realizado agora.
O objetivo é que a autarquia de água e esgoto tenha o diagnóstico exato da localização e estado da rede. O diretor-presidente explica que não adianta ter a ETA, mas sem a rede estar interligada.
A previsão é que em julho ou agosto esse mapeamento esteja pronto. “Depois, vamos analisar se vamos terceirizar para uma empresa fazer o que é necessário ou se vamos usar o nosso pessoal”, diz Machado.
Veja também:
Casa Fuckner: Construção de 150 anos foi primeira sede da Igreja Adventista de Guabiruba
Procurando imóveis? Encontre milhares de opções em Brusque e região
Fim de semana em Blumenau oferece festival de vinhos, feira medieval e feijoada
Projeto
A construção da ETA é vista como a salvação para o estrangulado sistema de abastecimento d’água. De acordo com o Samae, a estação dará condições de suprir a necessidade do município nos próximos 30 anos, quando estiver totalmente terminada.
A estação é dividida em dois módulos. O primeiro deles é previsto para se entregue em 2021 e deve atender a demanda até 2028. O segundo deve começar a ser construído em 2021 e suprir a necessidade até 2050.