Conteúdo exclusivo para assinantes
Raul Sartori

Jornalista graduado em Ciências Sociais, atua na imprensa catarinense há cerca de 40 anos - raulsartori@omunicipio.com.br

Projeto de lei antecipa para a segunda-feira o feriado que ocorrer entre terça e sexta-feira

Raul Sartori

Jornalista graduado em Ciências Sociais, atua na imprensa catarinense há cerca de 40 anos - raulsartori@omunicipio.com.br

Projeto de lei antecipa para a segunda-feira o feriado que ocorrer entre terça e sexta-feira

Raul Sartori

Preguiça
A propósito do famigerado ponto facultativo no governo estadual e em várias prefeituras, nesta sexta-feira, 8: está para ser votado, há meses, no Senado, projeto do senador Dário Berger (PMDB-SC), que antecipa para a segunda-feira o feriado que ocorrer entre terça e sexta-feira, com exceções para 1º de janeiro, Carnaval, Sexta-Feira Santa, 1º de maio, Corpus Christi, 7 de setembro, 12 de outubro e 25 de dezembro.

Projeto simpático
Conforme alguns pareceres, pode ser ilegal e inconstitucional o projeto de lei que está para ser votado no Legislativo de Criciúma, que proíbe que vereadores assumam cargos públicos, inclusive de secretários municipais, sem renunciar ao mandato, mas que tem imensa simpatia da população e dos eleitores, não resta dúvidas. Respaldo popular teria também se deputados estaduais, federais e senadores eleitos não virassem secretários e ministros de Estado.

Heróis da pátria 1
Na extensa lista de candidatos a figurar no “Livro de Heróis e Heroínas da Pátria”, que fica no Panteão Tancredo Neves, em Brasília, estão agora os jogadores da Chapecoense que morreram na queda de avião na Colômbia. O único outro nome catarinense dentre os 41 que já estão no livro é o de Anita Garibaldi.

Heróis da pátria 2
No Senado tramita projeto para incluir outro catarinense: Joaquim Francisco do Livramento, conhecido por Irmão Joaquim, a quem se atribui a liderança pela construção do hoje Imperial Hospital de Caridade, em Florianópolis, e da Santa Casa de Misericórdia, em Porto Alegre. No momento há muito tititi porque os deputados federais Bolsonaro (pais e filho) são autores de projeto para inscrever o falecido deputado Enéas Carneiro, notabilizado pelo bordão “meu nome é Enéas”.

Zoológicos
Os deputados estaduais de SC sinalizaram que assinarão moção pedindo que a bancada catarinense no Congresso vote contra projeto de lei da senadora Gleisi Hoffmann (PT-PR) em cujo parágrafo 2º do artigo 50 prevê o fim dos zoológicos que não estejam sediados nas capitais de estados. Se passar esse inexplicado capricho da senadora, deixariam de existir em SC os zoos de Pomerode, Brusque, Balneário Camboriú, Penha e Joinville.

Respeito à cultura
Criticou-se aqui, mais de uma vez, deputados estaduais que propõem projetos de lei declarando bens culturais de SC como patrimônio cultural, passando por cima da Fundação Catarinense de Cultura. A deputada Luciane Carminatti (PT), presidente da Comissão de Educação, Cultura e Desporto da Assembleia Legislativa, sensibilizou-se com a reclamação e após audiência pública, há dias, que tratou de ações de preservação do patrimônio cultural, fez encaminhamento para que o Parlamento respeite a prerrogativa da FCC. A deputada foi mais além: reuniu-se com a presidência para solicitar a adoção de medidas que visem evitar a tramitação de projetos de lei – de proposição parlamentar – que declarem bens culturais como integrantes do patrimônio cultural de SC. A sugestão foi acatada e serão evitados de agora em diante. Ótimo.

Udesc estrelada
Comemoração na Universidade do Estado (Udesc): 35 cursos de graduação foram bem avaliados pelo próximo Guia do Estudante da Abril, que circulará a partir de 16 de outubro. Oito receberam nota máxima (cinco estrelas) da análise feita neste ano, o dobro em relação à anterior. Outros 15 ganharam quatro estrelas (muito bom).

Fraternidade
O advogado Nestor Lodetti está à frente da 31ª viagem internacional do grupo Manezinhos da Ilha, uma confraria que, unindo futebol e turismo, viaja mundo afora, por onde passou por mais de 30 países, há mais de duas décadas. A roteiro desta vez é todo na Suíça com o “Jogo da Amizade”, nesta semana, contra o Team Suisse, integrado por ex-atletas da seleção daquele país, no estádio do Neuchâtel Xamax FC. No time dos Manés estará o ex-atacante Careca, que foi do São Paulo e da Seleção, que mora na Itália.

Apropriação privada
Após o TJ-SC confirmar a legalidade do sistema de vistoria veicular utilizado pelo Detran-SC, o procurador-geral do Estado, João dos Passos Martins Neto, desabafou: “O verdadeiro objetivo das empresas que queriam suspender o Portal ECV é econômico, além de manter um modelo de apropriação privada das funções de responsabilidade do poder público”.

DETALHES
A qualidade de vida dos moradores de Florianópolis fica evidenciada em mais um dado oficial que acaba de ser divulgado. Trata-se da capital onde apenas 14,5% de sua população adulta é obesa. É o menor índice dentre todas. Na outra ponta está a população de Rio Branco, capital do Acre: 23,8%.

Presidente da Câmara dos Deputados, André Fufuca se notabilizou pelo sobrenome, e logo voltará à invisibilidade, como estão nesse limbo os deputados Cabuçu, Petecão, Carimbão, Salame, Chapadinha, Junior Marreca e Maniçoba.

Conteúdo exclusivo para assinantes

Quero assinar com preço especial
[Acesse aqui]

Sou assinante

Sou assinante do impresso,
mas não tenho login
[Solicite sem custo adicional]

Tire suas dúvidas, em horário
comercial, pelo (47) 3351-1980

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio