Raul Sartori

Jornalista graduado em Ciências Sociais, atua na imprensa catarinense há cerca de 40 anos - [email protected]

Projeto de lei reserva 50% das vagas no Congresso para mulheres

Raul Sartori

Jornalista graduado em Ciências Sociais, atua na imprensa catarinense há cerca de 40 anos - [email protected]

Projeto de lei reserva 50% das vagas no Congresso para mulheres

Raul Sartori

Paridade
Difícil vai ser o Congresso Nacional, notoriamente machista, votar um interessante projeto de lei complementar dos deputados Sâmia Bomfim e Marcelo Freixo, ambos do Psol, que reserva 50% das vagas de deputado federal para cada sexo. Nada mais justo. As mulheres são mais de 50% da população brasileira, mas tal porcentagem não encontra reflexo na sua representatividade no Poder Legislativo. Na Câmara dos Deputados, das 513 vagas, apenas 15% são ocupadas por mulheres.

Quem indica
Impressionante! Diz o “Estadão”, em levantamento, que a Câmara dos Deputados mantém 80% do seu quadro de funcionários com indicações políticas. Ao todo, são 11.817 no momento. Na realidade, boa parte só dá expediente nas bases eleitorais dos congressistas, quando não transformados em verdadeiros cabos eleitorais daqueles, durante os quatro anos do mandato. Transfira-se o endereço para a Assembleia Legislativa de SC e se verá a mesma prática.

Distantes
Na Assembleia Legislativa estão se formando, agora e nas próximas semanas, frentes parlamentares juntando deputados por regiões, como Vale do Itajaí, Oeste, Sul e Planalto Norte. Os deputados estaduais da região da Grande Florianópolis demonstram não estar nem aí. Acham que se garantem individualmente e que tudo fica por assim mesmo em relação a seus eleitores. Vamos ver.

Ringue
Há bombeiros de prontidão. Tudo indica que nos próximos dias não se deve convidar o atual secretário da Fazenda, Paulo Eli, e Antônio Gavazzoni, o ex, para fazer a mesma conta. Ela não deve fechar. Eli deixou subentendido em explicações na Assembleia que se o estado está à beira do precipício financeiro a culpa não é dele.

Pedágio na Serra?
Informalmente ainda, a equipe do governador Carlos Moisés já recebeu a sugestão, e deve dar um encaminhamento mais cedo ou mais tarde, para uma decisão que tem tudo para dar o que falar: a instalação de uma praça de pedágio na rodovia da Serra do Rio do Rastro. O fato é que se trata de uma estrada muito cara quanto a sua manutenção e o caixa do governo não tá lá aquelas coisas.

Ultraje
As atitudes do vocalista Roger Moreira se confundem com o nome de sua banda, a Ultraje a Rigor. Ele terá que pagar R$ 40 mil de indenização para a artista plástica Adriana Varejão por publicar imagens e textos ofensivos à ela por conta da defesa da cancelada exposição “Queermuseu”, em Porto Alegre. A propósito, no recém lançado documentário “Ultraje”, é lembrada a passagem de Roger por Chapecó, em 1987, quando ele dormiu com uma fã menor de idade em hotel da cidade. Ele se defendeu dizendo que ela se recusou a ir embora do quarto. Sofreu horrores para não ser preso lá mesmo.

Surpreendente indenização
Uma mulher foi condenada no TJ-SC a indenizar motorista em Chapecó. Ela cruzou uma avenida fora da faixa de pedestre e o motorista, ao evitar atropelá-la, subiu numa mureta e chocou seu veículo com outro. Ela, a imprudente, ainda teve a pachorra de contratar advogado e querer uma reparação judicial do motorista. Final da novela: foi condenada a pagar prejuízo de R$ 2,8 mil a ele.

Civismo na escola
O Instituto Paraná fez uma pesquisa para saber a percepção dos brasileiros quanto à falta de “orientação cívica” no currículo das escolas. Quase 83% concordam que o assunto está afastado dos estudantes. E entre catarinenses, gaúchos e paranaenses esta percepção é a maior do país. Atinge 86%.

Condição
De agora em diante, qualquer financiamento de projeto de infraestrutura para municípios por parte do Badesc tem sua aprovação condicionada ao atendimento de normas técnicas que tratam da acessibilidade. Uma vitória do Grupo SC Acessível.

Marielle
Florianópolis estará engajada no Dia Internacional da Mulher, nesta sexta-feira, 8, no 8M – Greve Internacional de Mulheres, ação global e simultânea em várias cidades do Brasil e do mundo, que neste ano homenageará Marielle Franco, ex-vereadora do Rio de Janeiro e militante pelos direitos humanos, assassinada em 14 de março de 2018. Está programada uma concentração ao longo de todo o dia em frente ao Terminal Central, com tendas temáticas, rodas de conversa e apresentações culturais. A partir das 19h, os manifestantes sairão em marcha pelas ruas da Capital.

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo