Projeto de lei torna facultativo uso de máscaras por crianças nas escolas em Brusque
Vereador que propôs o projeto argumenta que é uma injustiça obrigar crianças a usarem o item de proteção
Vereador que propôs o projeto argumenta que é uma injustiça obrigar crianças a usarem o item de proteção
Foi protocolado na sexta-feira, 25, projeto de lei que torna facultativo o uso de máscara por crianças no ambiente escolar em Brusque. A proposta abrange a rede pública e privada de ensino e é destinada para estudantes com até 12 anos. O projeto é de autoria do vereador Natal Carlos Lira (DC).
O parlamentar argumenta que não é contra as máscaras, mas diz que os pequenos de 6 a 12 anos “não conseguem jogar bola, fazer atividade física e brincar” por conta do item de proteção. Ele acredita ser injusto obrigar as crianças a usarem máscara na sala de aula e compara com os restaurantes onde “você tira a máscara para comer e conversar”.
Desde que as aulas presenciais retornaram, em fevereiro de 2021, a Secretaria de Educação elaborou o Plano Municipal de Contingência (PlanCon) que estabelece as regras que devem ser seguidas dentro do ambiente escolar para evitar o contágio da Covid-19. Entre as diretrizes está o uso de máscara obrigatório.
Caso aprovado, o projeto ainda determina que o poder Executivo possa regulamentar a lei conforme necessário.
“É uma injustiça tem que obrigar as crianças a usarem isso (máscaras). Então fiz o projeto para ver se aceitam. Espero que todos abracem o projeto para que seja aprovado. Vejo como uma judiação nas crianças”, pontua.
Natal ainda explica que foi procurado por muitos pais que apontaram a situação. “É uma dificuldade para os filhos colocarem a máscara. Então acatei a ideia e vamos tentar colocar em prática”, diz.
De acordo com o vereador, ele não chegou a comentar sobre o assunto com as Secretarias de Educação ou Saúde. “Cabe a eles se manifestarem ou não, mas eu acredito que eles não vão se opor, pois acho que eles também têm filhos. Claro que todos não conseguimos agradar”, comenta com otimismo.
Por fim, Natal solicita a compreensão de todos e pede para que o projeto de lei não seja interpretado de maneira negativa. “Eu sou muito ordeiro, mas vejo que é desnecessário a criança usar máscara”.
O projeto deve ser apresentado na próxima sessão da Câmara de Vereadores, marcada para terça-feira, 8.
Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município. Clique na opção preferida: