brusque
Flores ora-pro-nóbis, cultivadas no jardim de Edite Rescarolli Hodecker/Arquivo: Ciro Groh

Ora-pro-nóbis: se você nunca ouviu falar, seria interessante, então, dar uma olhada nas fotos e informações contidas nesta edição do Blog do Ciro Groh.

Muito utilizada como cerca viva, ornamentando os muros das casas com suas belas flores, a ora-pro-nóbis também pode ser aproveitada na cozinha e traz muitos benefícios para a saúde.

Essa planta de nome incomum, é originária do continente americano e vem ganhando fama entre os adeptos de uma alimentação mais saudável. As folhas podem ser utilizadas na alimentação humana e têm alto valor nutricional.

Veja também

– Como chegar à cachoeira escondida do Taquaruçu
– O interior de Brusque representado no fascinante Taquaruçu

Ora-pro-nóbis de Brusque

brusque
Edite Rescarolli Hodecker, à frente de seu pergolado/Arquivo: Ciro Groh

Em uma propriedade cercada pelo verde da natureza no bairro Tomaz Coelho, de Brusque, temos exposto um lindo pergolado, ornamentado com as flores de ora-pro-nóbis.

Sabendo disso, o Blog do Ciro Groh aproveitou a manhã de tempo seco desta terça-feira, 1º dia de março de 2022 e foi até o local, com o propósito de obter informações.

A nossa coluna foi recebida pela moradora e mentora da ideia, Edite Rescarolli Hodecker. Ela cultiva esse tipo de flor já há cerca de 3 anos.

Pergolado de Edite/Arquivo: Ciro Groh

“Esse tipo de flor desabrocha apenas 2 a 3 vezes por época, sempre no verão. Em cada episódio, não dura mais que algumas horas. Geralmente pela manhã vindo a murchar com a chegada da tarde”, explica.

“Este ano não floresce mais, só no verão de 2023, isso, se fizermos as podas de forma correta lá para o mês de agosto. Toda flor requer um cuidado especial e essa não foge à regra”.

“Queria que as fotos pudessem reproduzir o forte cheiro das ora-pro-nóbis. Se tornou normal aqui em casa usar as folhas delas no preparo da comida do almoço diante do alto valor nutriente que ajuda a fortalecer a nossa imunidade”, complementa.

Galeria de fotos

Para finalizar, vamos mostrar algumas fotos capturadas no jardim da Edite. Além das ora-pro-nóbis, ela cultiva também outras variedades de flores; confira a seguir.

*Créditos: Edite Rescarolli Hodecker e Ciro Groh


*Ajude a manter as estações meteorológicas de Ciro Groh contribuindo com qualquer valor via Pix, através da chave: 47 991517115.

*Receba diretamente no seu WhatsApp os conteúdos do Blog do Ciro Groh.
Basta adicionar o número (47) 9 9151-7115 na sua lista de contatos e enviar uma mensagem com OK.