+
Raul Sartori

Jornalista graduado em Ciências Sociais, atua na imprensa catarinense há cerca de 40 anos - [email protected]

Projeto de Senador de SC prevê detenção para quem restringir acesso ou ocupar ilegalmente as praias

Raul Sartori

Jornalista graduado em Ciências Sociais, atua na imprensa catarinense há cerca de 40 anos - [email protected]

Projeto de Senador de SC prevê detenção para quem restringir acesso ou ocupar ilegalmente as praias

Raul Sartori

Praia de todos
A Comissão de Constituição e Justiça do Senado vai analisar hoje projeto do senador Esperidião Amin (PP-SC) que prevê o crime de ocupação ou invasão de praia, com restrição de acesso e circulação ao público. A pena é de seis meses a dois anos de detenção e multa. Hoje não existe previsão de crime específico para isso.

Pé quente
O prefeito de Florianópolis, Topázio Neto, em bem humorada e criativa postagem em rede social, deu um dica de inverno que interessa a milhares de pessoas. Foi sugerida a ele por um amigo de Curitiba. Para quem sofre com pés frios no inverno, recomenda embrulhá-los, literalmente, com papel jornal ou com uma daquelas sacolinhas plásticas de supermercado. Feito isso, cobri-los com a meia e calçar o sapato ou tênis. Os pés ficam quentes logo em seguida, garante. Desde então recebeu sugestões para gravar outras dicas, como aquela do pratinho com álcool aceso para esquentar o banheiro.

Mimo
Na sua recente e midiática visita a SC, o presidente da Argentina, Javier Milei, recebeu um presente do governador Jorginho Mello: uma garrafa do vinho Rosé da Villa Francioni, de São Joaquim. A vinícola é conhecida como a pioneira dos vinhos de altitude e o VF Rosé é o carro-chefe de vendas, que ficou famoso por ter sido escolhido pela cantora Madonna em uma de suas viagens ao Brasil. Nos 4.478,57 m2 de área são fabricadas 100 mil garrafas por ano. Atualmente a Villa Francioni possui uma carta com 14 vinhos e três espumantes.

Picaretagem 1
Chega de influenciador picareta! Assim se pronunciou a jornalista Rosana Hermann, na “Folha de S. Paulo”, ao comentar a prisão, domingo passado, 14, do influenciador Dilson Alves da Silva Neto, conhecido como Nego Di, no bairro Jurerê Internacional, em Florianópolis. Ele é investigado pelo Ministério Público do Rio Grande do Sul por suspeita de lesar 370 pessoas por meio da venda de produtos de sua empresa, num total de R$ 5 milhões de prejuízo. Também estaria envolvido em um esquema de lavagem de dinheiro obtido por rifas virtuais.

Picaretagem 2
Na véspera, no Rio de Janeiro, o também influenciador Vitor Vieira Belarmino, no volante de uma BMW com cinco mulheres a bordo, atropelou e matou um rapaz que tinha acabado de se casar. Vitor dirigia em alta velocidade. O impacto foi tão grande que a vítima foi arremessada para dentro do veículo. Eles jogaram o jovem atropelado para fora do carro e fugiram sem prestar socorro. Rosana aborda, com razão, que as duas ocorrências não são raras, ao contrário. E relata várias outras, concluindo que estamos vivendo num mundo artificial baseado em imagem, em competição e ostentação, com poucos valores embasados em afetos, humanidade, solidariedade. Verdade.

Minoria jovem
Desanimador! Jovens são apenas 2% entre os vereadores nas câmaras municipais das capitais brasileiras. Dos 821, apenas 17 tem menos de 30 anos. São 10 homens e 7 mulheres, conforme levantamento da ONG Girl Up Brasil. Cidades como Florianópolis, Rio de Janeiro, Curitiba, Campo Grande e Salvador não tem nenhum político no seu Legislativo com menos de 30 anos. Florianópolis, compensatoriamente, tem o Legislativo mais feminino entre as capitais: 6 mulheres entre os 23 vereadores.

Clima na campanha
Candidatos a prefeito e vereador nas eleições deste ano em SC vão receber um enunciado que está sendo redigido por um grupo temático do MP-SC e da Defesa Civil do Estado em que é pedido a eles para incluir nos seus planos de gestão, se eleitos, políticas públicas voltadas ao enfrentamento da crise climático-ambiental. Iniciativa que merece aplausos.

Nova universidade
Tramita na Câmara dos Deputados o projeto de lei 4505/21 propondo que o campus da Universidade Federal da Fronteira Sul no Paraná seja transformado em uma nova instituição: a Universidade Federal do Iguaçu (UFI). O que chama a atenção é que o projeto, do deputado federal Filipe Barros (PL-PR), foi apresentado sem nenhuma participação da comunidade regional e, especialmente, da UFFS, a principal afetada, que tem sede em Chapecó.

Transparência
Saiu ontem o Índice de Transparência e Governança Publica, pela Transparência Internacional apontando que apenas seis capitais brasileiras apresentaram avaliação “boa” ou “ótima” no mais recente indicador. De zero a 100, Vitória ficou em 1º lugar, com nota 99, seguida por Recife, com 80. Florianópolis está em 8º lugar, com nota 58, “regular”. Quem não é transparente o suficiente, sempre está ou quer esconder algo, certo?

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo