Observatório Social de Brusque divulgará votos dos vereadores em projetos importantes

Planilhas mostrarão os posicionamentos dos parlamentares, especialmente em temas que moralizam a administração pública

Observatório Social de Brusque divulgará votos dos vereadores em projetos importantes

Planilhas mostrarão os posicionamentos dos parlamentares, especialmente em temas que moralizam a administração pública

Apoiador de projetos que buscam a mudança no poder público, o Observatório Social de Brusque (OSBr) passará a tabular e divulgar os votos dos parlamentares em projetos de lei relevantes.

O OSBr adotou posicionamentos mais incisivos sobre alguns projetos. A entidade apresentou matéria que vedava que um vereador pudesse se licenciar para assumir cargo na prefeitura, mas ela foi rejeitada na Câmara.

O Observatório também apresentou e comemorou a aprovação em primeira votação do projeto de lei que proíbe o nepotismo cruzado, na última sessão da Câmara. As duas matérias são exemplos de pautas consideradas relevantes pela entidade de controle social.

“Faremos um placar sobre a votação de todos os projetos que consideramos importantes”, afirma Evandro Gevaerd, diretor executivo do OSBr. “Somente projetos com maior impacto social, especialmente os que são para moralizar a administração pública”, completa.

Segundo ele, não serão contabilizados projetos cotidianos. Requerimentos, indicações e comendas também não entrarão no placar, pois não têm efeito direto sobre a vida das pessoas.

“É uma avaliação qualitativa, não quantitativa”, afirma o diretor executivo. Outros projetos relevantes de origem do Legislativo, mesmo que não forem diretamente relacionados com a moralidade, também serão acompanhados.

Os dados compilados pelo Observatório Social serão tabulados e divulgados no site oficial da entidade: www.osbrusque.com.br. A ideia é realizar uma publicação a cada dois meses.

No fim do mandato, o Observatório fará um histórico dos vereadores sobre as votações em projetos de lei mais relevantes durante os quatro anos no Legislativo.

Segundo  Gevaerd, a iniciativa faz parte do objetivo central da existência da entidade: dar publicidade para os atos dos poderes, sobretudo Câmara de Vereadores e prefeituras, que têm mais relação com a vida dos cidadãos.

Acesse e conheça
Acompanhe como votam os vereadores em projetos relevantes no site www.osbrusque.com.br

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio