A reportagem do Jornal MDD fez contato ontem com o vereador eleito Moacir da Acapra para saber o resultado da reunião entre a Associação Brusquense de Proteção aos Animais (Acapra) e a Secretaria de Saúde sobre as 445 cirurgias de castração que aguardavam realização, conforme Projeto de Lei formulado em conjunto e protocolado no mês de agosto. Leia a matéria anterior.
Estavam previstas 600 castrações de animais este ano, mas foram realizadas somente 155 cirurgias. “Ficou para o próximo ano. A situação das cirurgias que não foram realizadas não tem como reverter”, explicou Moacir.
Para 2013, o valor destinado ao projeto será o mesmo: R$ 100 mil. Mas, segundo Moacir, os procedimentos serão de forma diferente: as pessoas não terão que ir à Vigilância Sanitária para fazer o cadastro dos animais, o que não funcionou muito bem. O trabalho será iniciado em janeiro, no Loteamento Dom Nelson, bairro Limeira, em parceria com a associação de moradores.
Não abandone
Há, aproximadamente, 50 mil animais em Brusque, um para cada dois habitantes. E muitos desses animais, cerca de três mil, estão nas ruas. Nesta época do ano, o número de animais abandonados chega a ser 70% maior em relação aos outros meses.
Muitas famílias viajam e deixam os animais de estimação desamparados em espaços públicos. A Acapra é uma das entidades que tenta conscientizar a comunidade para que mantenha os cuidados com os animais, em especial nesta época do ano.
* Leia a reportagem completa na edição impressa do Jornal MDD desta terça-feira, 18.