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Projeto piloto conscientiza crianças da pré-escola do Limoeiro sobre o trânsito

Iniciativa da Guarda de Trânsito pode ser ampliada para outros bairros

Crianças da escola Marli Teresinha Benvenutti Buss, no bairro Limoeiro, foram as primeiras a receber uma iniciativa de educação de trânsito voltada à pré-escola. A experiência embasará um projeto que será apresentado à Secretaria de Educação neste mês para ser aplicado em outras unidades da rede pública.

O trabalho uniu atividades escolares da professora Luciana Lapa com a intenção dos agentes da Guarda de Trânsito de Brusque (GTB), Rodrigo Vilmar Teixeira e Everton Willian Cunha, em aproximar os debates com o público da faixa etária. Eles foram acompanhados pela coordenadora Jeisiane Ertheal.

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Durante três dias, a equipe abordou de forma lúdica e prática as regras de trânsito e dicas de como agir no ambiente. Além da apresentação de palestras adaptadas ao público, os pequenos também puderam realizar atividades práticas, como conhecer materiais e viaturas da GTB e receber noções de trânsito em uma rua interditada para a ação.

Após o período de experiências, as famílias puderam repassar uma avaliação sobre o efeito das atividades na rotina das crianças. A aceitação chamou a atenção da diretora, Marilene Visconti. “A criança consegue assimilar mais rápido isso e acaba disseminando estes conceitos para as famílias.”

Da teoria à prática
Além das atividades educativas desenvolvidas na salas de aula, os estudantes também tiveram a possibilidade de aprender na prática algumas noções sobre o cotidiano do trânsito das cidades. Com bicicletas e triciclos, agentes da GTB e estudantes simularam ações de rotina entre veículos e pedestres.

“Estamos tentando fazer com que isso já comece a ser orientado nas escolas infantis”, relata a diretora. Segundo ela, mesmo com os trabalhos desenvolvidos com crianças mais velhas, havia a demanda de antecipar a conscientização. “Para a nossa surpresa, as atividades acabaram envolvendo faixas etárias diferentes e a proposta foi ganhando corpo.”

Na escola, a iniciativa terá um mascote confeccionado por estudantes e famílias. De acordo com a diretora, o processo de escolha também será uma oportunidade de aproximar as famílias com os temas. A tendência é que os autores da proposta escolhida possam conhecer a sede da GTB durante um passeio.

Abordagem adaptada
Entre os agentes de trânsito, o conhecimento prévio na área de educação também colaborou com a adaptação da forma de exposição das informações. Ambos possuem ligação com a área da pedagogia. O agente Vilmar Teixeira destaca o uso de vídeos para aproximar os jovens dos debates e a participação das famílias no processo de educação no trânsito.

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Para Teixeira, a escolha da faixa etária está relacionada a hábito comuns nas saídas de escolas do município: “Vemos que muitas crianças vão para escola sozinhas e são acompanhadas por outras um pouco mais velhas, até por isso queremos trabalhar isso com eles desde cedo”.

A proposta, de acordo com ele, deve se estender aos pais, com reuniões mensais para debater a segurança e boas práticas no trânsito. Para o agente, a conscientização deve auxiliar a reduzir as infrações, mesmo em momentos sem a fiscalização.

Segundo o agente, a tendência é que orientações semelhantes sejam levadas para outra escola do município durante a Semana Nacional do Trânsito, em setembro. Nela, ações como palestras e atividades de orientação são desenvolvidas por agentes locais.