Promoções de início de ano formam filas

Com cartazes fixados nas vitrines, lojas de eletrodomésticos prometiam descontos de até 70%

Promoções de início de ano formam filas

Com cartazes fixados nas vitrines, lojas de eletrodomésticos prometiam descontos de até 70%

Na última semana, as lojas de eletrodomésticos de Brusque realizaram as tradicionais promoções de início de ano. Com cartazes fixados nas vitrines e decorações coloridas, os estabelecimentos conquistaram grande número de clientes. Na sexta-feira e no sábado, quem passeava pela avenida Cônsul Carlos Renaux pôde constatar a formação de filas em alguns locais.

Com descontos de até 70%, a Magazine Luíza forrou todas as vitrines informando o horário de início e de fim das promoções. Segundo a assessoria de imprensa da loja, as ofertas não estão vinculadas à queima de estoque das festas de fim de ano. Trata-se, na verdade, da 22ª edição da Liquidação Fantástica, que é realizada anualmente nas 757 lojas de todo o Brasil.

Na loja MM, as ofertas de início de ano também atraíram os consumidores. O gerente, Luciano de Assis, explica que fechar as vitrines deixando somente a porta aberta e decorar a loja por dentro e por fora são estratégias para chamar a atenção dos pedestres. “É tradição fazer as promoções e diferenciar a vitrine nessa época. Quase todas as lojas fazem”, diz.

A aposentada Dorotéia Marquez aproveitou as promoções para adquirir uma televisão de 46 polegadas. Ciente do período, ela conta que não comprou antes do Natal para esperar as novas ofertas. “Vale a pena esperar”, afirma.

Ao contrário de Dorotéia, a aposentada Iria Vieira conta que não confia nas promoções das lojas. Mesmo aguardando para entrar em um dos estabelecimentos, ela diz que os valores das ofertas colocadas em algumas vitrines são os mesmos dos períodos normais.

“Algumas lojas aumentam o valor para poderem colocar uma promoção teoricamente boa. Mas eu já percebi isso. É preciso abrir o olho e investigar com calma antes de comprar. Eu vi alguns preços antes desse período, por isso vou entrar e ver se tem diferença em alguns” afirma.

Cuidados

De acordo com Luis Carlos Schlindwein, diretor do Procon, mercadorias adquiridas durante algumas promoções não podem ser trocadas mesmo quando o produto está com defeito. O motivo é que os produtos são vendidos através de descontos.

“É muito importante prestar atenção antes de comprar o produto, se for o caso de roupas e calçados, é necessário provar antes, se for levar eletrodomésticos, por exemplo, peça para o vendedor testar ele antes de fechar a compra. Isso evita transtornos tanto para o comerciante e ao cliente”, explica.
A troca só é possível caso o estabelecimento esteja de acordo, ou seja, a loja pode abrir exceções em determinados situações. Ainda assim, não existe lei que obrigue o comerciante a fazer a troca do produto vendido durante uma liquidação.

Schlindwein destaca também que é necessário que o dono do estabelecimento destaque as peças da promoção dos demais itens da loja e informe ao cliente as condições de pagamento, os valores dos produtos e os descontos oferecidos.

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