Proprietário de garagem irregular na Travessa Dom Joaquim deve ser notificado nesta semana
Ordenada pela Justiça, prefeitura está pronta para iniciar a retirada da estrutura, que causa transtornos a vizinhos
O oficial de Justiça deve entregar nesta semana a notificação informando a necessidade de demolição da garagem de um imóvel na Travessa Dom Joaquim.
A demolição é necessária porque, de acordo com a Prefeitura de Brusque, a garagem foi construída de forma irregular e é o motivo pelo qual a aposentada Laura Smanioti sofre, desde o ano passado, com esgoto dentro de sua residência.
Veja também:
Assaltantes invadem casa, amarram e agridem família por quase duas horas e são presos em Guabiruba
Delegado regional apresenta projeto com dez medidas para segurança pública em Brusque
Litro da gasolina aumenta cerca de 20 centavos nos últimos quinze dias em Brusque
De acordo com a Secretaria de Obras, a garagem que fica dentro de um condomínio residencial construído próximo à casa da aposentada, e não teve autorização da prefeitura para ser construída. Além disso, segundo a pasta, foi colocada uma estaca em cima da tubulação pública, o que a danificou e praticamente a inutilizou. A obra também não respeitou os cinco metros de distância das tubulações sanitárias.
A liminar favorável à prefeitura, ordenando demolição da garagem foi concedida no início do mês pela Vara da Fazenda de Brusque. Entretanto, só agora o oficial de Justiça foi autorizado a entregar a notificação.
O secretário de Governo e Gestão Estratégica, William Molina, informa que a prefeitura está pronta para iniciar a obra no local, inclusive, com todos os materiais, maquinários e pessoal a postos. Entretanto, isso não pode acontecer até que o proprietário do imóvel seja intimado judicialmente.
“Quando foi feito o despacho da liminar pela juíza ordenando a demolição da garagem, era necessário que a prefeitura pagasse uma taxa para que o oficial pudesse fazer a intimação. O pagamento foi realizado na sexta-feira porque o fórum não havia emitido a guia ainda para este pagamento”, diz.
Molina diz que a prefeitura tentou entrar em consenso com o proprietário antes de pedir a liminar, entretanto, ele alega que não tem condições de arcar com os custos da obra.
Desta forma, a prefeitura colocou seus equipamentos à disposição. “Mas para isso precisamos de uma autorização legal, não podemos simplesmente entrar lá e demolir. Precisamos resolver isso o mais rápido possível, é desumano o que está acontecendo com esta moradora”.
Veja também:
Brusque tem melhor primeiro trimestre em geração de empregos dos últimos 12 anos
Procurando imóveis? Encontre milhares de opções em Brusque e região
Secretaria de Saúde confirma primeira morte por gripe A em Blumenau neste ano
A partir da entrega da notificação, o proprietário do imóvel tem cinco dias para destruir a garagem.
Filha do proprietário do imóvel, Sirlei Gularte afirma que a garagem não está sobre a tubulação, mas ao lado e que as casas correm o risco de cair se for mexido na tubulação.
“Querem culpar meu pai, quando na verdade a culpa é deles que liberaram a construção de um condomínio sobre uma tubulação. Nenhuma das casas tem cinco metros de distância e agora, de quem é a culpa? A culpa deveria ser de quem deu a liberação para a construção do condomínio”, diz.