PSL e Novo têm maiores quedas percentuais de filiados em Brusque; confira lista
Apenas três partidos tiveram mais que 7% de crescimento no comparativo entre outubro de 2020 e maio de 2021
Apenas três partidos tiveram mais que 7% de crescimento no comparativo entre outubro de 2020 e maio de 2021
O número de brusquenses filiados a partidos políticos caiu cerca de 2,8% na comparação entre maio de 2021 e outubro de 2020, um mês antes das eleições do ano passado. No total, 11,3 mil cidadãos da cidade são membros de alguma agremiação.
O líder absoluto da lista é o DEM, com mais de 2,8 mil associados, e também o partido que tem mais vereadores na Câmara, cinco. Na sequência, vem o partido do prefeito Ari Vequi, o MDB, com 1,3 mil. As outras três siglas que têm mais de 900 associados são o PDT, que não teve nenhum candidato na cidade nas eleições de 2020, o PP, do vereador Jean Pirola, e o PSDB, que não elegeu nenhum representante no pleito do ano passado.
A lista de 10 partidos com mais filiados em Brusque não se alterou desde outubro do ano passado. Desses, apenas o PT não registrou diminuição no número de associados. Percentualmente, a maior queda foi do PV, pouco mais de 2%, seguido de perto por PL, PDT e MDB.
Presidente interino do MDB de Brusque, William Molina acredita que essa queda é natural por causa dos movimentos políticos realizados para a eleição, mas que, apesar da diminuição no número de filiados, o partido celebra a participação importante que alguns deles têm no ambiente político.
“O partido vem se reestruturando, tivemos uma reposição de qualidade em relação às pessoas que participam do partido. Hoje, temos vários secretários do governo Ari Vequi que são do quadro do MDB. Trouxemos várias pessoas que possam contribuir”, diz Molina, que é o secretário de Fazenda e Gestão Estratégica da cidade.
Molina afirma que o partido vai realizar reunião neste mês para estabelecer metas para a reestruturação do partido, já de olho nas eleições de 2022.
Apenas dois partidos que tiveram queda percentual de filiados maior de que 3%. O primeiro deles foi o Novo – 8,7% -, que não esteve envolvido no pleito municipal em 2020. O que mais encolheu, foi o PSL, com 89% de diminuição dos associados.
A sigla apoiou a candidatura de Ciro Roza (Podemos), terceiro colocado na eleição para prefeito em 2020, e não conseguiu eleger nenhum de seus quatro candidatos a vereador. Em outubro do ano passado, o PSL era o 11º partido com mais filiados em Brusque. Agora, é apenas o 26º.
Presidente do PSL de Brusque, Charles Gerati acredita que a saída oficial do presidente Jair Bolsonaro do partido ocasionou esse movimento de desmobilização na cidade. “Neste momento, estamos reestruturando o partido e vamos fazer novas filiações”, afirma.
Apenas três partidos tiveram crescimento maior que 7% no número de associados na comparação. O Psol teve 7,3%, mas isso representou apenas três filiados a mais (de 41 para 44).
Já o Pros, mais que dobrou o seu número de filiados – de 9 para 22 -, o que representa um crescimento de 144%. O partido mais “pesado” que teve um aumento significativo foi o Podemos, de 10,4% – de 250 para 276 associados. A sigla tem dois vereadores na câmara.
Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município. Clique na opção preferida: