Quais estruturas os recém-inaugurados Albergue e Centro POP oferecem a moradores de rua
Cômodos foram apresentados após cerimônia; cerca de 50 pessoas sem-teto terão acesso a cama, banho e refeições
O Albergue Municipal de Brusque e o Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (POP) foram inaugurados nesta quarta-feira, 1º, em cerimônia realizada pela Prefeitura de Brusque.
As novas estruturas têm capacidade para cerca de 50 pessoas e possuem ala especial para famílias em situação vulnerável, incluindo banheiros adaptados para deficientes físicos ou pessoas com problemas de mobilidade, refeitórios, cozinha e área de serviço para lavação de roupas.
Veja também:
Como são as gravações da terceira temporada do “Comprar é bom, levar é melhor”, com Celso Portiolli
Justiça manda retirar do Instagram vídeo de ex-vereador de Guabiruba
Prefeitura de Brusque retira vegetação das margens do rio Itajaí-Mirim
As diferentes alas do albergue contam com pequenas salas, nas quais as pessoas abrigadas podem desenvolver atividades, fazer refeições fora dos refeitórios e até assistir à televisão. O banheiro masculino conta com três chuveiros com divisórias e três pias, além de mictório e cabines com vasos sanitários. Todas as alas contam com estruturas adaptadas a deficientes físicos. Jantares e café da manhã serão disponibilizados às pessoas abrigadas. Famílias também podem ser abrigadas, o que propicia atendimento para situações que envolvam o Conselho Tutelar ou até mesmo o Juizado da Vara da Infância e Adolescência.
O Centro POP, por sua vez, possui cozinha com microondas, geladeira e televisão, e área de serviço com duas máquinas de lavar e área para secar roupas. Serviços de assistência psicológica e social também serão prestados no local, que possuem salas para trabalhos administrativos. Animais de estimação dos abrigados também possuem local apropriado.
As novas estruturas possuem, juntas, 420 m², sendo 252 m² destinados ao albergue e 168 m² ao Centro POP. Estão localizadas na rua Dr. Penido, na subida do morro da caixa d’água, para quem vai sentido ao Parque Leopoldo Moritz, no Centro.
Estiveram presentes na cerimônia de abertura diversas autoridades, como o prefeito Jonas Paegle, o secretário de Assistência Social e Habitação, Deivis da Silva, o Secretário de Governo e Gestão Estratégica, William Molina, o secretário de Saúde, Humberto Fornari, e a secretária de Educação, Eliani Buemo.
Atrasos pontuais
As obras foram inauguradas com atraso, pois o espaço era utilizado como o antigo almoxarifado da Secretaria de Saúde. Desta forma, foi necessário encontrar um lugar ideal para transferir as estruturas antes do início das obras que, agora concluídas, integram os trabalhos da Secretaria de Assistência Social e Habitação.
Veja também:
Quando o presidente da Câmara de Brusque irá pautar o projeto do fim do recesso de julho
Procurando imóveis? Encontre milhares de opções em Brusque e região
Tribunal nega habeas corpus e diretores de casa de câmbio continuam presos
No fim de maio, a expectativa era que o atendimento fosse iniciado entre 15 e 20 de junho, mas não foi possível concluir os trabalhos neste prazo. Nesta quarta-feira, 1º, o local receberá os primeiros hóspedes, que já começavam a chegar logo após a cerimônia de inauguração.
Estrutura anterior
Antes da abertura do Albergue Municipal e do Centro POP, um abrigo de moradores de rua funcionava, entre interrupções e retornos, na Arena Brusque, de forma mais improvisada. No entanto, a localização chegou a ser criticada inclusive pela Polícia Militar.
No período em que o abrigo esteve fechado, alguns dos moradores de rua chegaram a montar acampamento na antiga estrutura dos Correios, na esquina da avenida Monte Castelo com a avenida das Comunidades.