Quase 60% dos contribuintes optaram pela emissão de carnês do IPTU via internet

Até o dia 1 de março, dos 56.746 boletos, 33.220 foram impressos pelo site da prefeitura

Quase 60% dos contribuintes optaram pela emissão de carnês do IPTU via internet

Até o dia 1 de março, dos 56.746 boletos, 33.220 foram impressos pelo site da prefeitura

Termina nesta quinta-feira, 9, às 18 horas, o prazo para os contribuintes retirarem o carnê do IPTU, disponíveis no pavilhão Maria Celina Vidotto Imhof. Nesta fase final, todos aqueles que não retiraram o boleto devem retirar, independente de que bairro seja o contribuinte.

De acordo com a diretora da Secretaria da Fazenda, Nadine Machado Dirschnabel, dos 56.746 carnês impressos, até sexta-feira foram retirados 31.119.

Segundo ela, o volume de downloads dos boletos no site da Prefeitura de Brusque também foi expressivo e surpreendeu. Até o dia 1 de março, foram baixados 33.220 boletos.

Considerando o volume de downloads e de carnês retirados no pavilhão, a soma ultrapassa o número total de impressos. Nadine explica que isso acontece porque muitos contribuintes imprimiram o boleto, mas também foram buscar o carnê no pavilhão de eventos. “Muita gente emite o boleto online, mas também vai buscar o carnê para fazer o comparativo, a maioria acha que eles têm valor diferenciado, mas o arquivo é exatamente igual”, diz.

Passado o prazo, o contribuinte que não for pegar o carnê, terá disponível apenas a opção de emitir o boleto online. Já quem retirou o carnê, mas esqueceu de pagar a cota única ou primeira parcela, que vencem no dia 10 de março, pode reimprimir o boleto online, com o valor corrigido.

A expectativa da Secretaria da Fazenda é arrecadar, pelo menos, o mesmo volume do ano passado. “Estamos muito esperançosos. A maioria paga em cota única ou parcela, no máximo, em três parcelas”, destaca.

Desconto
Os contribuintes que optarem pela cota única têm direito a 20% de desconto. Quem pagar em 3 parcelas, que vencem em 10 de março, 10 de abril e 10 de maio, vai ter um desconto de 10%.

O bom pagador também vai contar com desconto, quem estiver em dia com o IPTU vai ter direito a um desconto de 5%.

Quem fazer a opção por pagar parcelado, 10 prestações, a primeira parcela será em 10 de março e a última em 10 de dezembro. Lembrando que o valor mínimo da parcela é de R$ 50.

Isenção
Para os contribuintes que tiveram direito à isenção em 2016, como aposentados e pensionistas, e que continuem preenchendo os requisitos estabelecidos na legislação municipal, a isenção de 2017 se dará de forma automática não sendo necessário levar a documentação até a prefeitura.

A isenção automática somente é válida para aqueles que entregaram a documentação e a mesma foi deferida em 2016. Os que entregaram a documentação em 2015, deverão fazer novamente o cadastro na Secretaria da Fazenda, na sede administrativa da Prefeitura, a partir do dia 3 de abril de 2017.

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio