Quatro brusquenses encaram o Rally dos Sertões mais difícil da história

Prova completa tem mais de 7,2 mil quilômetros, começando no Sul e terminando no Norte do país

Quatro brusquenses encaram o Rally dos Sertões mais difícil da história

Prova completa tem mais de 7,2 mil quilômetros, começando no Sul e terminando no Norte do país

O Rally dos Sertões de 2022 começa neste sábado, 27, com a largada em Foz do Iguaçu (PR) e terá a participação de quatro brusquenses nas categorias de UTV (Utility Task Vehicle, em inglês), uma mistura de carro com quadriciclo. Adriano Benvenutti, André Hort, Deni Nascimento e Ivo Mayer têm diferentes experiências numa das principais competições de automobilismo off-road no mundo.

A edição de 2022 é a 30ª Rally dos Sertões, e também é comemorativa do bicentenário da Independência do Brasil, com a maior distância já registrada na competição. O evento terá a largada em Foz do Iguaçu (PR) e terminará em Salinópolis (PA). O trajeto passa por oito estados — Paraná, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Tocantins, Piauí, Maranhão e Pará — das cinco regiões do país. No total, são 7.216 quilômetros.

ivo mayer casarini racing sertões
Ivo Mayer e Deninho Casarini comemoram o título em 2021 | Foto: Casarini Racing/Divulgação

Experiência nos Sertões

Atual campeão do Rally dos Sertões, o navegador Ivo Mayer continua fazendo a dupla de sucesso com o paulista Deninho Casarini, na Casarini Racing. É o terceiro ano do brusquense na equipe. O plano inicial era correr na categoria carro, com um bugão V8, mas o time volta a competir na categoria UTV 1 Pro, a principal deste tipo de veículo. “Até fizemos a primeira etapa do Brasileiro, em Minas Gerais, e ganhamos com o carro na classificação geral. Mas, no decorrer do ano, ele [Deninho] viu que o negócio é UTV mesmo.”

Mayer tem vasta experiência no Rally dos Sertões, e busca o terceiro título com a Casarini Racing. Ao todo, esta será sua 14ª participação. Participou de moto três vezes; de carro, cinco; e outras cinco de UTV. Já foi campeão com carros em 2015, e de UTV em 2020 e 2021.

“Neste ano, o evento espera ser o maior rali do mundo, superando o Dakar, em comemoração aos 30 anos do Rally dos Sertões. O objetivo é tentar ser campeão, vamos ser o alvo de todos os concorrentes. Creio que haja cerca de 100 UTVs. Não é fácil você ser campeão, chegar ao topo. É complicado. E manter-se no topo é mais complicado ainda.”

“Tem que andar rápido, mas consciente. O carro tem que aguentar os dias de prova. Vai ter que ser um rali bem consciente”, completa.

A preparação é feita com participações em diversas outras competições, além dos treinos físicos nas semanas anteriores ao Sertões. “Faço a Mitsubishi Cup, um rali de velocidade. Às vezes faço ralis de regularidade, para aprimorar a navegação”, explica Mayer.

Gunnar Dums Deni Nascimento Rally Sertões Bompack Racing
Gunnar Dums e Deni Nascimento | Foto: Bompack Racing/Divulgação

Navegador novo

Campeão dos Sertões em 2019, Deni Nascimento segue para mais uma edição do Sertões com sua equipe própria, a Bompack Racing, competindo com a categoria UTV1. Desde o início do ano, Gunnar Dums é o navegador, substituindo Idali Bosse. A mudança foi uma ação estratégica da equipe, para dar mais suporte na questão mecânica.

Nas duas últimas edições do sertões, a parte mecânica foi o problema, e nem Nascimento nem Bosse tinham o domínio adequado com problemas do tipo. O piloto ressalta as qualidades do antigo parceiro, a quem tem como amigo, mas explicou a troca.

“Eu não sei apertar nem um parafuso, o Idali tem um pouco mais de noção, mas também não é a profissão dele. (…) Foi com o coração cortado de ter que trocar ele. Mas buscamos, buscamos, e chegamos ao nome do Gunnar. Foi um consenso da equipe, por ele ser engenheiro mecânico, ser um profissional. É difícil encontrar navegadores-mecânicos, e a gente encontrou.”

O atual líder do Campeonato Brasileiro de Rally Cross-Country espera um novo título do Sertões. “Vamos lutar de todas as formas, tentar colocar um bom ritmo e não arriscar tanto, porque é uma prova muito longa. Mas, se Deus quiser, a gente conclui a prova com a vitória. Este é o principal objetivo.”

 

A equipe segue em diferentes blocos até Foz do Iguaçu. De acordo com a programação, Deni Nascimento chega nesta quinta-feira, 25. A preparação física é importante para aguentar o desafio, especialmente com trabalhos aeróbicos e suplementação alimentar.

Idali Bosse André Hort Sertões Brusquerali rally
André Hort e Idali Bosse na abertura do Brasileiro de Rally Cross Country, em Araxá (MG), em março | Foto: MH Racing/Divulgação

Terceira participação

Vice-campeão dos UTVs em 2021, André Hort participa do Sertões pela terceira vez, e terá novo navegador. No lugar de Matheus Mazzei na MH Racing, chega Idali Bosse, que fez, por quatro anos, dupla com Deni Nascimento, com quem foi campeão em 2019.

“Vamos com a equipe bem experiente e unida. Nosso projeto, com certeza, é de tentar ser campeão dos Sertões. Sabemos que não é fácil, mas vamos com este espírito”, comenta Hort.

A equipe partiu rumo a Foz do Iguaçu em 20 de agosto, e o piloto chegou três dias depois. Nesta reta final de preparação, o foco do piloto tem sido os treinos cardiorrespiratórios, para aguentar o longo desafio pela frente.  “A preparação do UTV está indo muito bem. Vamos com um conjunto muito parecido do ano passado. A equipe está super bem e com vontade de chegar logo. Vai ser uma prova longa e dura, por isso temos que estar com o psicológico em dia.”

Transben Adriano Benvenutti Sertões
Transben a postos no Rally Minas, em março; desafio agora é o Sertões | Foto: Transben Racing/Divulgação

Desafios desta edição

Adriano Benvenutti terá novo navegador no Sertões de 2022. Ricardo da Silva passou a ser chefe de equipe na sua equipe TransBen Racing. Portanto, Henry Kister, de Piratuba (SC), passa a ser o navegador. Equipe e carro estão prontos, e a saída de Brusque está marcada para 24 de agosto.

O piloto participa na categoria Over Pro. “É a categoria dos ‘velho doido’, como diz a turma, mas na verdade é dos jovens experientes, competidores com mais de 45 anos que já foram campeões de alguma outra categoria. Há grandes nomes, campeões de edições do Sertões e do Dakar, como Reinaldo Varela, Cristiano Batista, Leandro Torres e outros. A categoria é fortíssima.”

Em 2022, o objetivo é completar a prova pela primeira vez e, se possível, brigar pelo título da categoria ou na classificação geral. “O grande desafio deste ano em relação aos outros é a duração do rali: terá 14 dias, chegando próximo dos 7,5 mil km. É o dobro do ano passado”, complementa.

Roteiro

1ª etapa – 27/08
Foz do Iguaçu (PR) – Umuarama (PR)

2ª etapa – 28/08
Umuarama (PR) – Presidente Prudente (PR)

3ª etapa – 29/08
Presidente Prudente (PR) – Campo Grande (MS)

4ª etapa – 30/08
Campo Grande (MS) – Costa Rica (MS)

5ª etapa – 31/08
Costa Rica (MS) – Barra do Garças (MT)

6ª etapa – 01/09
Barra do Garças (MT) – São Félix do Araguaia (MT)

7ª etapa – 02/09
São Félix do Araguaia (MT) – Palmas (TO)

03/09 – Descanso em Palmas

7ª etapa – 04/09
Palmas (TO) – Mateiros (TO)

8ª etapa – 05/09
Mateiros (TO) – Bom Jesus (PI)

9ª etapa – 06/09
Bom Jesus (PI) – Bom Jesus (PI)

10ª etapa – 07/09
Bom Jesus (PI) – Balsas (MA)


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