Quatro casos de febre do oropouche são confirmados em Brusque
Informações foram dadas pela Secretaria de Saúde neste sábado
Durante a tarde deste sábado, 4, a Secretaria de Saúde de Brusque confirmou o registro de quatro casos da febre do oropouche, doença causada por um arbovírus e transmitido por principalmente por mosquitos, sendo o principal o maruim.
Os casos confirmados são de moradores dos bairros: Limeira, São Pedro, Dom Joaquim e Bateas. Todos os afetados estão bem, seguindo com os procedimentos, conforme informações da secretaria.
Sintomas e ações do Estado
Os sintomas da febre do Oropouche são muito semelhantes aos da dengue, como dor no corpo, dor de cabeça, náuseas e diarreias. Ainda não há um tratamento específico para tratar a doença. Em caso de sintomas, o paciente deve procurar uma Unidade Básica de Saúde (UBS) para poder dar seguimento aos exames e identificar a doença.
Em Santa Catarina, agora com os casos registrados em Brusque, são 10 casos confirmados da doença, quatro no município, cinco na cidade vizinha, Botuverá, e mais um em Luiz Alves.
Segundo a Secretaria de Saúde do Estado, uma série de ações complementares nos locais serão desenvolvidas pelas Secretarias Municipais de Saúde em conjunto com o Estado e o Ministério da Saúde.
Entre as ações estão sistematizar as informações dos casos suspeitos e confirmados (deslocamentos, sintomas, quadro clínico, etc), coleta de vetores para levantamento entomológico e encaminhamento de amostras de outros pacientes para testagem pelo Laboratório Central de Saúde Pública de Santa Catarina, com o objetivo de fortalecer a vigilância da doença.
Leia também os destaques da semana:
1. VÍDEO – Mulher viraliza nas redes sociais após jogada de vôlei em Brusque
2. Moradores de Guabiruba erguem 4ª Maibaum; veja como foi
3. Eleições 2024: quem deve concorrer prefeito de Guabiruba em outubro
4. Nene Colombi deve concorrer prefeito de Botuverá com vereador de vice; Alcir Merizio não vai à reeleição
5. Ministério Público vai propor acordo para ex-vereador Jocimar dos Santos confessar que praticou rachadinha
Assista agora mesmo!
Voluntária do CVV de Brusque conta como é a rotina de quem ajuda a evitar tentativas de suicídio: