X
X

Buscar

Quatro tipos de variantes do coronavírus já foram detectadas em Brusque

Caso mais recente é da variante Alpha, tratada como de alta transmissibilidade

Por Eliz Haacke e Thiago Facchini

Com as novas cepas do coronavírus espalhadas pelo Brasil, Brusque já confirma quatro tipos de variantes no município, sendo oito casos. Os dados são registrados pela Diretoria de Vigilância em Saúde.

De acordo com os números, tratam-se de quatro casos da variante Gamma, a P.1, cepa registrada em Manaus no início do ano. Há, ainda, dois casos da variante Zetta, a P.2, também detectada inicialmente no Brasil.

Já foi identificado também em Brusque a variante de linhagem B.1.1.33, sendo apenas um caso. A mais recente e preocupante atualmente para o município é a variante Alpha, a B.1.1.7, registrada em Brusque no último domingo, 11.

Preocupação e interesse

As variantes são divididas em dois tipos: preocupação e interesse. A diretora de Vigilância em Saúde, Ariane Fischer, esclarece que os tipos de variantes dados como “preocupação” se tratam do alto poder de contaminação ou gravidade.

“Todas as variantes já intituladas de preocupação são de caráter de acompanhamento intensivo das vigilâncias”, diz a diretora.

Em Brusque, as variantes Gamma e Alpha são tratadas como preocupação, porém somente pelo potencial de gerarem novos contágios. “No caso das duas variantes de preocupação existentes em Brusque, são somente de caráter de contaminação”, esclarece.

Já a variante tratada como “interesse” não apresenta manifestação mais ou menos contagiosa ou grave para o paciente, apenas altera a sequência genética, conforme explica Ariane.

Morador contaminado pela variante Alpha

O caso mais recente de variante em Brusque, a Alpha, está sendo monitorado. A diretora afirma que a pessoa infectada já estava vacinada e apresentou sintomas leves de Covid-19. Ela cumpriu a quarentena.

A confirmação do primeiro caso foi pelo Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen-SC). Esta é a primeira vez que a mutação é detectada no Vale do Itajaí. Outros três casos já haviam sido confirmados em Florianópolis.

“Com o avanço da vacinação a passos largos e comprovação da proteção mediante vacinação contra as variantes, a preocupação no momento é manter um ritmo acelerado de vacinação”, afirma Ariane.

Variante Delta

Assim como outras variantes de preocupação, como Alpha, Gamma e Beta, o Brasil ligou o sinal de alerta após estados começarem a registrar casos da variante Delta.

Apesar de especialistas já tratarem como a cepa mais transmissível, ainda não é possível afirmar o quão grave ela reage no paciente contaminado.

Ariane, no entanto, diz que Brusque não possui casos suspeitos da variante Delta até o momento. A nova cepa já foi confirmada em outros estados, como São Paulo, Rio de Janeiro e Paraná.

Leia também:

Família de modelo catarinense que morreu no Chile tem autorização negada para ir velório
Saiba o que é Anomalia Magnética que fica sobre o Sul do Brasil
Cachorrinha é encontrada enterrada viva após cair em buraco no Litoral de SC
Integrante da Havan Liberty morre aos 28 anos por Covid-19
Projeto “Vivência Queer” gera pedido de informação na Câmara de Brusque; entenda
Defesa Civil emite alerta para frio intenso em Brusque partir de domingo
“Em 2021, Prefeitura de Brusque está impedida de fazer qualquer negociação”, diz secretário sobre reajuste dos servidores
Saiba como vai funcionar sistema integrado de transporte de Brusque com cidades do litoral


Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município. Clique na opção preferida:

WhatsApp | Telegram


• Aproveite e inscreva-se no canal do YouTube