Quem foi Andréa Volkmann: secretária trabalhou em projetos de infraestrutura de grande porte em Brusque
“Brusque perde uma grande arquiteta”, afirma ex-prefeito Ari Vequi
“Brusque perde uma grande arquiteta”, afirma ex-prefeito Ari Vequi
A secretária de Infraestrutura de Brusque, Andréa Volkmann, que faleceu nesta terça-feira, 15, atuou em projetos de grande porte da prefeitura durante os anos de atuação no poder público. O ex-prefeito Ari Vequi e o prefeito interino André Vechi lamentaram o falecimento.
Andréa chegou à prefeitura em 2001, atuando como diretora de Projetos até 2008. Em 2017, ela retornou como diretora-geral no antigo Departamento Geral de Infraestrutura (DGI). Depois, Andréa passou a responder como secretária de Infraestrutura.
Ela era natural de Blumenau e se formou em arquitetura pela Universidade Regional de Blumenau (Furb), em 1997. Posteriormente, Andréa concluiu mestrado na Instituição de Ensino Universitário Politécnica de Madrid.
Em contato com a reportagem de O Município, o ex-prefeito Ari Vequi diz que recebeu a notícia do falecimento de Andréa com muita tristeza. Desde quando chegou na prefeitura, Ari e Andréa trabalharam juntos. Os dois tinham uma boa relação.
“Ela lutou muito pela vida. Estive ao lado dela o tempo todo. Brusque perde uma grande arquiteta, uma grande mulher, uma pessoa que só fazia o bem. Ela estava lá para projetar a cidade, com muita criatividade e vontade de fazer a cidade ficar mais bonita”, afirma Ari, emocionado.
Projetos como a nova Beira Rio, a nova ponte do Centro e as obras relacionadas ao Fonplata tem a assinatura de Andréa. Ela esteve à frente na parte de engenharia e arquitetura de todos os recentes projetos de grande porte da prefeitura.
“Conheci poucas pessoas na vida que tinham a capacidade técnica dela, além da vontade de trabalhar. Ela esteve comigo várias vezes em Brasília. Por onde ela passava, ela conquistava as pessoas. É uma perda muito grande para nossa cidade”.
Ari conta que tinha o objetivo de fazer uma ponte simples no Centro, e foi Andréa que convenceu o então prefeito de aperfeiçoar a estrutura. Segundo Ari, a ideia dos detalhes em amarelo da ponte foi apresentada por ela.
André Vechi comenta que também recebeu com tristeza a notícia do falecimento de Andréa na manhã desta segunda, por meio de uma servidora próxima a ela. O prefeito interino lamenta a morte da secretária.
“Além de ser uma pessoa extremamente querida, ela era uma profissional muito competente. Ela vai fazer muita falta, não só a presença dela no dia a dia aqui nos corredores, mas também o trabalho que ela desempenhava. Muitas das grandes obras têm a digital dela”, lamenta André.
A secretária tinha 51 anos e lutava contra um câncer. Andréa morava no bairro Jardim Maluche e estava internada no Hospital Azambuja. A prefeitura decretou luto de três dias. Andréa completaria 52 anos no dia 24 de agosto.
O velório acontece na capela luterana do Centro. O cerimonial será realizado às 18h desta terça, no crematório Vaticano. A saída para o cerimonial está marcada para as 16h30.
*Colaborou Vitor Souza
Costureiro da República Dominicana conseguiu emprego em Brusque em três dias: