Quem são os novos deputados estaduais de SC que assumem em 2025
Santa Catarina terá três novos deputados estaduais a partir de janeiro de 2025. As mudanças na Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) ocorrem em razão das futuras saídas dos deputados Estêner Soratto, Edílson Massocco e Egidio Ferrari, todos do PL, que foram eleitos prefeitos de Tubarão, Concórdia e Blumenau, respectivamente, nas eleições de 2024. As prefeituras serão comandadas pelos três a partir de 1º de janeiro de 2025. Desta forma, os suplentes assumirão o mandato até o final de 2026.
A partir de 2025, passam a ser deputados definitivamente Maurício Peixer (PL), de Joinville, Alexander Brasil (PL), de Florianópolis, e Junior Cardoso (PRD), de Camboriú. Apesar de três deputados do PL deixarem a Assembleia, nem todas as vagas caberão ao partido. Isso ocorre porque Egidio Ferrari trocou o PRD pelo PL durante o mandato. Mesmo com a mudança de sigla pelo prefeito eleito de Blumenau, a linha de sucessão da cadeira que será deixada por Egidio segue nas mãos do PRD.
Brusque, que não elegeu nenhum deputado em 2022, não conseguiu contar com a “sorte” e, mesmo com três deputados novos chegando à Assembleia, seguirá sem representantes. Camboriú, município menor que Brusque, com 113,5 mil habitantes, foi beneficiado com as trocas e terá um deputado estadual para lutar pelas demandas locais em Florianópolis nos próximos dois anos.
O vice-prefeito de Camboriú, Junior Cardoso, deixará o cargo na cidade e assumirá uma vaga na Alesc. Jonas Paegle (antigo Patriota) e Paulo Eccel (PT), candidatos a deputado por Brusque em 2022, fizeram mais votos que Junior Cardoso. Mesmo assim, o número superior de votos não foi suficiente para garantir a Brusque uma vaga na Alesc, por questões que envolvem a representação dos partidos.
Assista agora mesmo!
Minas abandonadas de Guabiruba ainda despertam curiosidade dos moradores: