Quem são os pré-candidatos dos partidos para eleição a prefeito de Brusque

MDB, Novo, PT, PSD, PP e União citam nomes

Quem são os pré-candidatos dos partidos para eleição a prefeito de Brusque

MDB, Novo, PT, PSD, PP e União citam nomes

Os partidos de Brusque estudam nomes para concorrer a prefeito e vice da cidade na eleição de setembro. Na semana passada e nesta semana, a reportagem do jornal O Município entrou em contato com os presidentes dos partidos que, nos bastidores, estão envolvidos nas articulações e podem lançar candidatos.

Entre os nomes citados estão Alessandro Simas (PP), André Vechi (DC), André Zen (Novo), Paulo Eccel (PT) e William Molina (MDB). Além destes, há outras menções, como Luciano Camargo (União) e Moacir Giraldi (União). Confira a situação dos partidos:

Movimento Democrático Brasileiro (MDB)

O MDB, partido de Ari Vequi, deve apoiar o secretário de Fazenda, William Molina (MDB), na eleição. Molina é o presidente do diretório municipal do MDB e, segundo ele, a indicação partiu do próprio Ari em encontro regional do partido.

“Meu nome realmente está à disposição do partido para concorrer como candidato a prefeito”, afirma. Molina comenta que foram iniciadas tratativas com alguns partidos, e cita PP, Podemos e Republicanos.

Novo

O partido Novo também pretende participar da eleição. A legenda ainda não definiu se vai lançar um candidato a prefeito ou a vice. Segundo o então líder do Novo em Brusque, Jean Werner, o empresário André Zen é cotado para a disputa.

“Fizemos uma reunião do Novo no dia 20 de junho. Conversamos bastante com o empresário André Zen. Temos a intenção de lançar um nome a prefeito ou vice. O André colocou o nome à disposição”, afirma.

Jean exerceu a função de líder do partido na cidade até a data do encontro, quando o comando da legenda foi alterado. Quem assume o Novo em Brusque agora é Claudemir Marcolla, gestor executivo da CDL.

Partido dos Trabalhadores (PT)

O presidente do PT de Brusque, Cedenir Simon, afirma que a sigla mantém conversas com todos os partidos da cidade, com exceção do PL. Ele reconhece que o principal nome do partido cotado para a disputa é o do ex-prefeito Paulo Eccel.

“O normal, para nós, é ter a candidatura do Paulo, mas estamos falando com todos os partidos. A depender de como está o cenário, podemos reavaliar. O nosso principal nome é o Paulo, mas se ele vai ou não ser candidato depende do cenário”, diz.

Partido Social Democrático (PSD)

A reportagem entrou em contato também com o vice-presidente do PSD local, Henrique Ávila, que afirma que deve assumir o comando do partido em Brusque em breve. Henrique confirma o apoio do PSD ao prefeito interino André Vechi na eleição.

“Vamos apoiar o André Vechi”, diz. Além disso, o vice-presidente da legenda conta que o apoio é “martelo batido” e, inclusive, já conversou com o deputado estadual Napoleão Bernardes (PSD-SC) sobre o assunto.

Antes da eleição ser marcada, o presidente atual do PSD, Marciano Giraldi, disse que novas conversas deveriam surgir com as definições da disputa eleitoral. No entanto, ele confirmou que, atualmente, o PSD presta apoio à administração provisória de André Vechi.

“Tudo caminha para que haja um acerto. Temos conversado muito com o André. Creio que precisamos dar todo apoio a ele nesse momento para administrar a cidade. Abrindo uma nova eleição, teremos toda uma nova conversa”, disse Marciano, na semana passada.

Progressistas (PP)

O PP tem o vereador Alessandro Simas como pré-candidato a prefeito. O presidente da legenda em Brusque, Eduardo Hoffmann, afirma que o partido tem interesse em compor com o grupo de Ari Vequi e de André Vechi.

“Queremos compor com o atual governo e com o governo do Ari. Deste grupo, então, sairiam os candidatos a prefeito e vice”, comenta Eduardo.

Partido Liberal (PL)

Procurado pela reportagem de O Município, o PL não divulgou informações sobre a situação do partido quanto ao planejamento para a eleição até o fechamento da matéria. No entanto, O Município apurou que a legenda deve apoiar André Vechi. Há possibilidade do PL indicar o vice da chapa. O vereador André Batisti, o Deco (PL), é cotado.

União Brasil

O presidente do União Brasil, Jones Bosio, afirma que a legenda vem realizando reuniões. Até antes da eleição ser marcada, o partido respeitava a possibilidade de Ari Vequi retornar ao cargo, conforme disse Jones na semana passada.

Ainda segundo o presidente do União, entre os nomes do partido que podem participar da disputa estão Luciano Camargo, ex-diretor-presidente do Samae de Brusque, e Moacir Giraldi, ex-vereador.

Outros partidos

A reportagem entrou em contato também com os presidentes dos diretórios municipais de DC, PSC, PSDB e Republicanos, que não informaram ao certo os rumos dos partidos quando se trata da eleição.

Além dos partidos, o ex-prefeito José Luiz da Cunha, o Bóca, também é cotado para disputar o cargo. Ele é filiado ao Republicanos. Ao jornal O Município, Bóca confirma que está com o nome à disposição, mas aguarda o desenrolar da eleição para se manifestar.

O Patriota deve apoiar André Vechi, conforme detalha o vereador Rick Zanata (Patriota). O parlamentar, que é o único representante do partido na Câmara, trata o apoio do Patriota a André Vechi como “confirmadíssimo”.

Também ao jornal O Município, Ari Vequi confirmou que tem preferência pelo nome de William Molina como candidato a prefeito pelo MDB. Durante a gestão de Ari, interrompida em maio após a cassação, Molina era o braço direito do então prefeito.

Correção (03/07, às 14h): o diretor-presidente do Ibplan, Leonardo Schmitz, foi citado pelo presidente do diretório do União Brasil em Brusque, Jones Bosio, como possível nome do partido para concorrer na eleição. Ele, porém, afirma que a informação não procede e que sequer está filiado ao União. Leonardo está regularmente filiado ao PTB. O nome dele foi retirado da matéria.


Assista agora mesmo!

“Comunidade usa sino para espantar tempestades no Lageado Alto:


Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo