Ex-candidato ao governo do estado de SC é cotado para comandar o Sebrae nacional
Décio no Sebrae
O presidente Lula está numa sinuca de bico. De um lado prefere o ex-candidato ao governo de SC, Décio Lima (PT), seu amigo de décadas, para o comando do Sebrae Nacional. De outro sofre a imensa pressão, comandada pelo onipresente e notório pelego, ex-deputado e presidente do Solidariedade, Paulinho da Força, que quer a disput ado cargo para si.
Autorizada
O ministro “supremo” Alexandre de Moraes autorizou a deputada federal catarinense Julia Zanatta (PL-SC) e o senador Magno Malta (PL-ES) a visitar, ontem, as presas e presos pelos atos de 8 de janeiro em Brasília. Anteontem ele barrou os deputados Ubiratan Sanderson (PL-RS) e Hélio Lopes (PL-RJ), quando tentaram visitar presas na Penitenciária Feminina do Distrito Federal.
Desafio dos professores
Pesquisa encomendada pelo Itaú Social, com mais de 6.700 professores de escolas públicas de todo Brasil, apresentou o seguinte recorte quanto a SC: 79% deles concordam que cursos presenciais formam professores melhor preparados para a docência; 10% concordam totalmente que os atuais cursos de pedagogia e licenciaturas estão preparando bem os professores para o início da profissão e 98% concordam que a progressão na carreira deve vir através da melhoria da prática pedagógica. Um dado desalentador da pesquisa: 38% afirmam que o principal desafio deles em sala de aula é lidar com o desinteresse dos estudantes pela aula.
Prova contundente
O fato de ter R$ 80 mil em dinheiro vivo em sua casa, no dia em que foi preso pela Operação Mensageiro, foi que levou o Superior Tribunal de Justiça e negar pedido de habeas corpus do prefeito de Capivari de Baixo, Vicente Corrêa Costa. Esse deverá ser o mesmo encaminhamento para outros pedidos. As provas obtidas até agora sã irrefutáveis.
Voo próprio
Aparentemente, o prefeito afastado de Tubarão, Joares Ponticelli, e seu vice, Caio Tokarski, presos na Operação Mensageiro, não voltarão aos cargos tão cedo. Convencido disso, o prefeito que assumiu, Gelson Bento, que era presidente da Câmara de Vereadores, está começando a formar seu grupo de confiança, com mudanças na administração do município, cuja população ainda está atordoada com os inesperados acontecimentos.
Apaeano raiz
Ao ser reconduzido à presidência da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência da Assembleia Legislativa, o deputado Vicente Caropreso (PSDB) narrou sua história de envolvimento com a causa da inclusão. Devido a uma meningite, seu irmão mais velho teve paralisia cerebral. E seus pais se tornaram fundadores da Apae de Blumenau. A instituição leva o nome da sua mãe, Estella Maria Caropreso. A opção pela neurologia como sua especialidade médica teve muito a ver com essa história familiar. Por mais de 30 anos o deputado foi médico voluntário na Apae de Jaraguá do Sul e região.
Dengue
Devido ao aumento de casos, o informe epidemiológico sobre a dengue em SC agora passa a ser semanal. O último, de anteontem, registra mais de 14 mil focos do mosquito, em 194 municípios. Já foram confirmados 959 casos, a maioria (669) na Grande Florianópolis. Palhoça é a cidade que mais registra casos: 547. Todo cuidado é pouco. Quem já foi infectado sabe dizer o que é essa terrível dengue.
Trabalho x capital
Lula, como se sabe, nunca foi afeito ao trabalho e não gosta de patrão. Ele não ajuda em nada a criar os tão necessários empregos quando diz, como fez anteontem, que empresas de aplicativos “exploram trabalhadores como jamais visto”. No mesmo dia o Tribunal Superior do Trabalho rejeitou recurso de motorista de Porto Alegre contra decisão que não reconheceu seu vínculo de emprego com a Uber do Brasil. Os ministros concluíram que não estavam presentes os requisitos que formam a relação de emprego, principalmente o da subordinação jurídica, porque o motorista tinha liberdade de escolher as viagens que iria fazer, seus dias e seus horários de serviço.
Baladas
Na Inglaterra, baladas que acabam cedo estão conquistando cada vez mais público. Começam às 19 horas e acabam à meia-noite. Não sem espanto, este espaço testemunhou, há dias, ao levar familiar para o aeroporto às 5h30 da manhã, uma fila com mais de 100 pessoas diante de casa noturna na Avenida Rio Branco, no Centro de Florianópolis. Fila para entrar, obviamente.