X
X

Buscar

Opinião: TSE faz muito bem ao proibir celular nas cabines de votação na eleição de 2022

Fez bem Tem sido motivo de bate-boca a correta decisão do Tribunal Superior Eleitoral, que os tribunais regionais tem que seguir, em proibir o uso de celular nas cabines de votação. Além de inibir o exibicionismo de alguns, seu mérito está no fato de impedir o controle de votos exercidos de forma abusiva por milícias, […]

Fez bem
Tem sido motivo de bate-boca a correta decisão do Tribunal Superior Eleitoral, que os tribunais regionais tem que seguir, em proibir o uso de celular nas cabines de votação. Além de inibir o exibicionismo de alguns, seu mérito está no fato de impedir o controle de votos exercidos de forma abusiva por milícias, pelo tráfico e por igrejas.

Cobrança injusta
O Tribunal de Contas do Estado decidiu que é possível, por parte das prefeituras, isentar do pagamento da Contribuição para o Custeio de Iluminação Pública (Cosip) os moradores de áreas rurais, desde que haja lei aprovada pelo Legislativo local. A dispensa do pagamento é possível àqueles que não usufruam diretamente de iluminação pública. Nessa situação estão alguns milhares de catarinenses, que pagam sem ter o serviço prestado. Uma cobrança, agora finalmente percebida, absolutamente injusta, feita há décadas, que pode (e deve) acabar o mais rápido possível.

No foco
Quase que diariamente, a mídia impressa nacional tem se voltado para as eleições para governador de SC, destacando, em quase todos os grandes veículos, uma particularidade: o pleito para governador está muito embaralhado porque quatro candidatos (Carlos Moisés, Jorginho Mello, Gean Loureiro e Esperidião Amin) com mais intenções de voto, são de partidos de direita bolsonarista.

Cardeal
O Brasil passa a ter oficialmente, desde sábado, dois novos cardeais. Um deles da Amazônia. É dom Leonardo Ulrich Steiner, arcebispo de Manaus, que passa a integrar o Colégio de Cardeais, que tem entre suas atribuições a escolha do sucessor do Papa Francisco, caso este venha a morrer ou se aposentar. Catarinense de Forquilhinha, 71 anos, tem se notabilizado recentemente por bater forte em Bolsonaro pela condução caótica, no Amazonas, da crise sanitária devido à covid-19. Assumidamente de esquerda, progressista, é favorável ao debate da corrupção, aborto e do casamento gay.

Indignação
Foi muito infeliz e certamente com consequências negativas a ele, eleitoralmente, a declaração de Lula de que parte do agronegócio é “fascista e direitista”. Se fizesse tal afirmação diante de líderes da agroindústria catarinense, por exemplo, com suas Sadia, Perdigão, Aurora e Seara, dentre outras marcas históricas para a economia estadual e motivo de muito orgulho, não sairia ileso, em vários sentidos que se queira dar ao adjetivo.

Herdeiro bilionário
O colunista Lauro Jardim, de “O Globo”, informou ontem que depois de cinco anos de disputa na Justiça de SC, findou o litígio que opunha os cinco herdeiros de Eggon da Silva, um dos fundadores da Weg, e Lucas Demathe da Silva, filho que só foi reconhecido depois da morte do empresário, em 2015. Fez-se um acordo: Lucas, de 28 anos, vai receber R$ 1 bilhão.

Imortal
Dia 2 de setembro é uma data histórica para a literatura e as letras de SC. Naquela data o blumenauense Godofredo de Oliveira Neto assume a cadeira 35, que foi de Candido Mendes de Almeida, na Academia Brasileira de Letras. É o segundo catarinense e ganhar a imortalidade na casa de Machado de Assis. O primeiro foi Lauro Muller, empossado em 1917.

Câncer
Há em SC, no momento, quase 80 unidades municipais da Rede Feminina de Combate ao Câncer, todas coordenadas e com atividades envolvendo somente voluntários. Em Tubarão, se o prefeito Joares Ponticelli topar sugestão do vereador Eraldo Pereira da Silva, poderá ser criada a Rede Masculina de Combate ao Câncer de Próstata. Ideia interessante e que merece apoio.

Bom samaritano
Desde 2017, portanto antes de ser alçado ao epicentro da política brasileira – e sem dar publicidade a isso – , o empresário brusquense Luciano Hang patrocina o Hospital do Amor, de Barretos, no interior de São Paulo. Mantido pela Fundação Pio XII, é a maior instituição oncológica do Brasil, com unidades espalhadas pelas regiões Centro-Oeste, Nordeste e Norte. Tem uma média de 4.100 atendimentos por dia e mais de 400 médicos que trabalham em período integral com dedicação exclusiva.

Olhar
Talvez alguns leitores não percebem que este espaço sempre tem um olhar para Brasília e tudo o que acontece lá, de bom e ruim. É que quase sempre tudo o que se pensa, faz e decide naquele que se pode considerar “outro Brasil”, acaba afetando direta ou indiretamente a todos. E é sempre bom se preparar para receber os impactos.