Raul Sartori

Jornalista graduado em Ciências Sociais, atua na imprensa catarinense há cerca de 40 anos - [email protected]

Possíveis impactos da extração de petróleo causam preocupação em SC

Raul Sartori

Jornalista graduado em Ciências Sociais, atua na imprensa catarinense há cerca de 40 anos - [email protected]

Possíveis impactos da extração de petróleo causam preocupação em SC

Raul Sartori

Perigo 1
Há os imediatistas que estão xingando, mas é o que o bom senso manda. Representantes do governo estadual, de prefeituras e de dezenas de organizações da sociedade civil estão preocupados com os possíveis impactos negativos que a extração de petróleo pode trazer à pesca e ao turismo em SC. O correto está sendo feito: o agendamento de uma ampla audiência pública, na Assembleia Legislativa, para se saber e discutir os reais perigos da exploração de petróleo no litoral catarinense, conforme leilão marcado para 7 de outubro pela Agência Nacional do Petróleo (ANP).

Perigo 2
Um derramamento de óleo, por exemplo, comprometeria 700 mil empregos. Mas há outros impactos em potencial: atividade sísmica (que atingiria principalmente golfinhos e baleias), colisão com embarcações ocasionando vazamentos de óleo, introdução de espécies exóticas invasoras; impacto na fauna e flora marinha.

Impacto demográfico
Além das mais de 17 mil vítimas fatais atingidas, a covid-19 vem alterando a demografia catarinense: nunca tantos morreram e poucos nasceram em um primeiro semestre como neste de 2021, conforme o Portal da Transparência do Registro Civil. Os cartórios catarinenses registraram 32.529 óbitos de janeiro até e junho, 89,8% mais que a média histórica e 59,9% mais que os ocorridos em todo 2020. Na noutra ponta registrou-se o menor número de nascidos vivos em um primeiro semestre desde 2015: 50.378.

Herança
Convenhamos. Bolsonaro fez muito bem em vetar na medida provisória de privatização da Eletrobras – que incluiu a subsidiária Eletrosul, com sede em Florianópolis – trecho que previa não só a manutenção das suas pomposas sedes, como o reaproveitamento obrigatório dos seus funcionários. Não precisa dizer para quem seria remetida a conta de tal jabuti. Que interesse teria o futuro dono em ter que suportar tão pesada herança?

Muita calma
Sim, todos nós cansamos do distanciamento social. Mas diante do surgimento de novas variantes, nosso cotidiano não voltará ao normal tão cedo. Assim, vale o melhor conselho de quem verdadeiramente entende, os epidemiologistas: continuar usando a máscara e evitar aglomerações.

 

Honestidade
Sim, e na melhor das boas intenções. Estão abertas as inscrições para o 3º Prêmio Honestidade nas Escolas, de desenhos para alunos dos anos iniciais do ensino fundamental (1º ao 5º ano), regularmente matriculados na rede estadual de ensino de SC. A ação pretende despertar nas crianças valores como cidadania, ética e integridade, valores que andam em certa falta ultimamente.

Cara jovem
Quatorze deputados federais com menos de 30 anos estão sendo procurados por vários partidos que querem dar às suas siglas uma aparência mais jovem, apurou o “Estadão”. Os mais cobiçados são Tabata Amaral (PDT-SP), Felipe Rigoni (PSB-ES), Kim Kataguiri (DEM-SP), Enrico Misasi (PV-SP) e Luisa Canziani (PTB-PR).

Pitaco
O presidente do Tribunal Regional Eleitoral de SC, desembargador Fernando Carioni, também assumiu a defesa da Justiça Eleitoral catarinense e brasileira diante dos seguidos ataques de Bolsonaro, compulsivamente defensor do voto impresso. Ao abrir a sessão plenário de anteontem, fez breve discurso registrando sua “mais absoluta confiança no seleto quadro de servidores, colaboradores, magistrados e promotores de justiça que construíram e mantém viva a chama do bem servir deste ramo especializado do Judiciário”.

Insanidade
Através de seus advogados, o acusado do assassinato de três bebês e duas professoras na Escola Infantil Pró-Infância Aquarela, em Saudades, no Oeste de SC, apresentou o foi negado ao quarto pedido de exame de sanidade. O novo argumento é “a dificuldade de encontrar profissional particular que se disponha a avaliar o acusado”.

Vem barulho
Na surdina, o governo central, por decreto presidencial, extinguiu ou alterou o funcionamento de vários conselhos de participação popular, comitês e grupos de trabalhos, assim prejudicando a defesa dos direitos da população. Destacam-se os Conselhos Nacional de Políticas sobre Drogas (Conad), de Transparência Pública e Combate à Corrupção (CTPCC) e dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Conade), entre outros.

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo