Raul Sartori

Jornalista graduado em Ciências Sociais, atua na imprensa catarinense há cerca de 40 anos - [email protected]

Santur estuda alterações no calendário escolar e no tráfego de caminhões em Santa Catarina

Raul Sartori

Jornalista graduado em Ciências Sociais, atua na imprensa catarinense há cerca de 40 anos - [email protected]

Santur estuda alterações no calendário escolar e no tráfego de caminhões em Santa Catarina

Raul Sartori

Calendário escolar
Além de restrições ao tráfego de caminhões durante a próxima temporada de verão nas BRs-101, 282, 470 e 280, a Santur estuda também alterações no calendário escolar, com flexibilizações. Em algumas regiões de SC, as férias escolares de inverno, em julho, por exemplo, são quase totalmente dispensáveis. Outra novidade: pela primeira vez algumas das principais praias ganharão rampas para cadeiras anfíbias.

Mais e menos
Desde 2014 o Tribunal de Contas devolveu ao governo do estado R$ 223 milhões de “sobras” do duodécimo, apesar da gastança que se sabe que acontece, incluindo o pagamento de salários dignos de marajás. O valor corresponde a 74% a mais do que o Estado investiu neste ano em educação, sete vezes em saúde, mais de 11 vezes e meia em segurança, 52 vezes em agricultura e 74,1% em transportes. Algo está errado nisso, não? Por que uns poucos tem tantos milhões e se dispõem a devolver e o Executivo, com demandas de sete milhões de pessoas, quase nada?

Veja também:
Banda brusquense busca apoio do público para vencer concurso internacional

Procurando imóveis? Encontre milhares de opções em Brusque e região

Arrecadação da Prefeitura de Brusque no primeiro semestre cresce acima da expectativa

Em alta
O prefeito de Florianópolis, Gean Loureiro, deve ganhar preciosos pontos em popularidade de agora em diante. Até dezembro os moradores da Capital catarinense irão ver e assistir a reabertura da ponte Hercílio Luz, a inauguração do novo aeroporto, o lançamento do edital da marina da avenida Beira-Mar Norte, o engordamento da faixa de areia da praia de Canasvieiras e a revitalização da SC-401, com implantação ciclofaixas.

Luiz Gallotti
O memorável jurista Luiz Gallotti, que foi presidente do Supremo Tribunal Federal de 1966 a 1969, receberá homenagem pela passagem de seu 115º aniversário de nascimento, amanhã, no Campus da Univali de Tijucas, sua terra natal. Entre os atos está a leitura de discursos proferidos no STF quando de seu falecimento, em 1978.

Memória
O vice-governador Francisco Dallígna e os deputados estaduais Addo Faraco, Evilásio Caon, Fernando Viégas, Genir Destri, Manoel Dias, Paulo Stuart Wright e Waldemar Salles tiveram seus mandatos restituídos em sessão especial da Assembleia Legislativa, ontem à noite. O ato torna sem efeito, ainda que simbolicamente, a cassação dos direitos deles durante o regime militar.

Mulher
A Comissão Mista de Combate à Violência contra a Mulher, do Congresso Nacional, realiza hoje reunião para instalação do colegiado e eleição de presidente e vice-presidente. Entre as 10 representantes da Câmara, todas mulheres, está a deputada federal Angela Amin (PP-SC). Entre as atribuições está a de diagnosticar as lacunas nas ações e serviços da seguridade social e na prestação de segurança pública e jurídica às mulheres vítimas de violência.

Poder econômico
Leitor ajuda a coluna na nota acerca de projeto estadual que propõe o modelo de autorização e não só de licitação para exploração do hoje monopolizado e caro transporte intermunicipal de passageiros em SC, informando de iniciativa na Câmara dos Deputados determinando a abertura de inquérito administrativo para investigar possíveis infrações contra a ordem econômica sempre que uma empresa ou um grupo delas controlar mais do que um terço de mercado relevante.

Como pode?
Este espaço, que não é de direita, centro ou esquerda, mas tem contatos com todas estas vertentes político-ideológicas, se pergunta, inquieto: como pode um país como a Argentina, belo, rico e de uma gente extremamente culta, permitir a volta de Cristina Kirchner ao poder? Alguém escreveu que nem o mais melodramático tango conseguiria explicar em sua letra tão trágica vocação.

Veja também:
Invernos cada vez mais amenos forçam fábricas e lojas de roupa de Blumenau a mudar estratégia

O que pensam jornalistas brusquenses e manauaras sobre a final da Série D

Pedras do Morro do Barão são limpas e ganham degraus para escalada

Competência
É pura perda de tempo a discussão que deve acontecer na Assembleia Legislativa acerca de projeto do deputado Ricardo Alba que estabelece o sexo biológico como o único critério para definição do gênero de competidores em partidas esportivas oficiais no Estado. Esse assunto é de competência federal e qualquer decisão aqui será contestada constitucionalmente.

Devedor contumaz
Foi instalada na Câmara dos Deputados a comissão especial que analisará o projeto de lei 1646/19, cujo objetivo é punir o chamado devedor contumaz. O projeto é do Executivo e soa como resposta do governo aos críticos da reforma da Previdência. A coluna não só conhece tipos assim, que nunca pagaram IPTU, por exemplo, apesar de serem donos de vários imóveis, como também seus deboches em relação a aqueles que fazem o contrário, como cidadãos decentes. Mas um dia a casa vai cair, não?

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo