Realização da Fenajeep depende de luz no Complexo Chico Wehmuth; entenda
Maior festa off-road da América Latina está prevista para acontecer em junho
Maior festa off-road da América Latina está prevista para acontecer em junho
Após dois anos sem acontecer por causa da pandemia da Covid-19, a Festa Nacional do Jeep (Fenajeep), já tem uma data: 15 a 19 de junho. No entanto, o retorno do maior evento off-road da América Latina ainda não está confirmado, já que ainda não há infraestrutura necessária no novo local da festa: o Complexo Chico Wehmuth, no bairro Volta Grande.
O presidente do Brusque Jeep Clube, Rafain Walendowsky, explica que a entidade está trabalhando na organização do novo local e também preparando o retorno do evento, porém, o espaço cedido pela prefeitura para o clube ainda não tem energia elétrica e também não há uma previsão para a instalação, o que acaba dificultando a organização.
“Não tem energia no local da festa e estamos dependendo de terceiros. Sem energia, não é possível fazer a festa”.
Historicamente, a Fenajeep era realizada nas imediações do pavilhão da Fenarreco, porém, o terreno que era usado pela prefeitura, foi devolvido à família Hoffmann, proprietária do local, que não tem interesse em negociar a locação do espaço para a realização da Fenajeep.
“Não houve negociação de aluguel do terreno por parte da família. A ideia era utilizar outros terrenos próximos ao pavilhão, mas agora com a construção de calçadas e também um imóvel que foi construído nas proximidades, o espaço ficou pequeno”.
O Jeep Clube, então, começou a organizar a festa dentro da área cedida pela prefeitura na conhecida Estrada da Fazenda. “Começamos a fazer a cerca, também foi feito um grande aterro. Se a festa acontecer neste ano, ainda não teremos uma estrutura de galpão. A ideia é trabalhar com estruturas móveis, container e realizar a Feira Off-Road em um galpão de lona estruturado”.
O presidente da entidade comenta que a ideia é usar as estruturas móveis para planejar onde deve ser construído o galpão, para que o espaço seja bem aproveitado. De acordo com ele, as estruturas estão previamente agendadas, entretanto, a confirmação da realização da festa só acontecerá após a instalação da energia elétrica.
“Geralmente começamos as vendas dos espaços no salão para os expositores no ano anterior, mas agora estamos segurando, porque não temos essa garantia. Não queremos cobrar e depois ter que devolver o dinheiro, caso a festa não aconteça. Estamos com muitas coisas da organização travadas pela falta de energia. Não é possível fazer um evento deste tamanho apenas com geradores”.
Walendowsky destaca que expositores, competidores e os próprios membros do clube estão ansiosos pelo retorno do evento, que é bastante importante para a economia de Brusque e também da região.
“A Fenajeep movimenta muito a rede hoteleira de Brusque e das cidades vizinhas, comércios, restaurantes. Recebo ligações diárias de expositores e competidores querendo saber se a festa acontecerá, mas não consigo dar 100% de certeza. Torço para que tudo dê certo”.
De acordo com a prefeitura, para a ligação de luz em alguns pontos do Complexo Chico Wehmuth é necessário fazer a extensão da rede de energia.
O secretário de Desenvolvimento Econômico, Ademir Jorge, explica que foi feita uma licitação para a execução do serviço no local, porém, houve um contratempo com o edital e um novo processo licitatório terá de ser lançado.
Entretanto, o secretário afirma que enquanto o problema com a licitação não é resolvido, a Secretaria de Obras deve realizar o serviço, pelo menos na área do Jeep Clube, para que a festa seja realizada. “Quanto a parte elétrica, o pessoal do Jeep Clube pode ficar tranquilo que nós vamos resolver em tempo para a realização do evento”.
Passada a festa, a prefeitura deve iniciar o trabalho de extensão da rede para que todas as entidades que ocupam o local, como CTG e o Kart Clube de Brusque tenham toda a infraestrutura para desenvolverem suas atividades.