Recursos para nova creche de São João Batista devem ser empenhados até fim do mês
Deputado federal Rogério Mendonça, o Peninha, entregou ofício ao ministro da educação solicitando os valores
Deputado federal Rogério Mendonça, o Peninha, entregou ofício ao ministro da educação solicitando os valores
A nova creche no bairro Tajuba I, em São João Batista, está mais próxima de se tornar realidade. Durante a reinauguração do Centro de Convivência do Idoso, no sábado, 27 de abril, o deputado federal Rogério Mendonça, o Peninha, (MDB), anunciou que estava viabilizando um recurso para a construção do novo educandário no município.
Nesta semana, o deputado entregou nas mãos do Ministro da Educação, Abraham Weintraub, um ofício, a pedido do próprio Ministério da Educação e Cultura (MEC), com as prioridades que ele gostaria de atender. A creche de São João Batista aparece no topo da lista, como primeiro lugar nas demandas a serem atendidas.
O valor a ser destinado para a construção do educandário é de mais de R$ 2,4 milhões. Segundo a assessoria do deputado Peninha, uma fonte do MEC informou que a previsão é que os recursos para a creche sejam empenhados até o fim deste mês.
Mais vagas
A nova creche deverá ser a maior de São João Batista e atenderá 400 crianças de quatro meses a três anos e 11 meses, no bairro Tajuba I. O projeto para construção já está cadastrado no setor de planejamento e aguarda a liberação de recursos para iniciar os processos licitatórios.
Atualmente, pouco mais de 450 crianças estão na fila de espera, sendo que outras 860 já são atendidas nas setes unidades do município. Com a nova creche, o município conseguirá, praticamente, zerar a fila de espera e atender quase que 100% da meta número 1 da oferta de vagas em creche, determinada pelo Conselho Municipal de Educação.
Negociação de terreno
Desde que surgiram as primeiras conversas com o deputado Peninha, o vereador e presidente da Câmara, Éder Vargas (MDB) se mobilizou para garantir um terreno ideal para a construção da creche.
Durante as sessões da Câmara, o vereador ressaltou a importância do novo educandário no Tajuba I, que é um bairro bastante populoso e atenderá também moradores dos bairros Rio do Braço e Colônia Nova Itália. “É um pedido antigo dos próprios moradores que clamam por essa nova creche”, diz.
Ele conta que o município já possui uma área institucional no loteamento Jardim Itália, porém, como é um espaço pequeno, fez uma reunião com o proprietário do loteamento para uma possível troca. “O Executivo deve elaborar um projeto para fazer a troca do terreno no mesmo loteamento para que caiba a creche, pois a construção será de 1,3 mil metros quadrados”, informa Vargas.