Raul Sartori

Jornalista graduado em Ciências Sociais, atua na imprensa catarinense há cerca de 40 anos - raulsartori@omunicipio.com.br

Reforma trabalhista

Raul Sartori

Jornalista graduado em Ciências Sociais, atua na imprensa catarinense há cerca de 40 anos - raulsartori@omunicipio.com.br

Reforma trabalhista

Raul Sartori

O deputado federal Celso Maldaner (PMDB-SC) alinhou-se a vários colegas governistas, na tribuna, para criticar o projeto da reforma trabalhista do governo, que considera tímido. Diz que o maior inimigo do Brasil hoje é o Estado: “Aqui pune-se quem gera emprego”. Depois de bater nos elevados encargos trabalhistas, “que dificultam a contratação de trabalhadores”, finalizou seu brado sugerindo o fim da Justiça do Trabalho. Fez coro com o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ).


Quem foi?

No alto comando do governo estadual todos se perguntam quem foi pedir – se é que isso aconteceu mesmo – para o presidente Michel Temer ou para o atrapalhado ministro Moreira Franco a inclusão da Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan) na nova agenda de privatizações da União. Se depender da Assembleia Legislativa, isso nunca acontecerá. Perder um trampolim político, um cabine de empregos por excelência como a estatal foi, é sempre será? Jamais!


Mulheres 1

Após contundente manifestação, o plenário da Câmara dos Deputados aprovou projeto da ex-deputada catarinense Ângela Albino (PCdoB-SC) que proíbe o uso de algemas em presas grávidas durante os atos médico-hospitalares preparatórios para a realização do parto, durante o trabalho de parto e durante o período de puerpério imediato. Espanta saber que há tal maldade. A matéria segue para o Senado.


Mulheres 2

Na mesma sessão de anteontem, Dia Internacional da Mulher, foi aprovada a inscrição da estilista Zuleika Angel Jones, a Zuzu Angel, morta em 1976, no Livro dos Heróis e Heroínas da Pátria, que se encontra no Panteão da Pátria e da Liberdade Tancredo Neves, em Brasília. Dentre os 41 nomes já inscritos está o da catarinense Anita Garibaldi.


Reconhecimento

A Assembleia Legislativa faz audiência pública, dia 21, para debater projeto de lei do deputado Dirceu Dresch (PT) que reconhece simbolicamente o poeta João da Cruz e Sousa como promotor público, direito que lhe foi negado em 1883. No dia 21 se comemora o Dia Internacional contra todas as formas de discriminação racial.


Veto

Entre 15 mensagens de veto do governador Raimundo Colombo enviadas esta semana ao Legislativo está o aposto em projeto de lei do Gelson Merisio (PSD), que propõe a realização de edição anual dos Jogos Abertos Paradesportivos de SC (Parajasc).


Confissão pública

Um veranista que construiu irregularmente uma casa na praia da Galheta, em Laguna, não só vai ter que demoli-la, recuperar o ambiente degradado e pagar R$ 100 mil ao Estado por dano ambiental. Na sentença judicial consta que ele também terá que instalar uma placa, bem visível, na frente do imóvel, informando estar localizado em área de proteção permanente.


Fora da pauta

A reforma da Previdência, em tramitação na Câmara dos Deputados, precisa parar e ser melhor discutida. A defesa é do deputado federal Marco Tebaldi (PSDB-SC), que entregou ao presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ) pedido para retirada de pauta do projeto.


Raquete

Há 16 anos o catarinense Gustavo Kuerten conquistou seu último título em Roland Garros e desde então nenhum outro tenista brasileiro chegou sequer perto do feito. Mas há algo novo, disse esta semana a vice-presidente da Federação Francesa de Tênis, Patricia Froissart. Ela vê no paulista Gabriel Decamps e no brasiliense Rafael Wagner dois jovens que estão nas pegadas de Guga. Os dois estão no torneio juvenil Rendez-Vous, que começou ontem e pela primeira vez é disputado em Florianópolis. O vencedor competirá em Roland Garros.


Detalhes

  • Uma bela surpresa essa: entre os 6.560 funcionários do Poder Judiciário de SC, 4.005, ou 60% da força de trabalho, são do sexo feminino. Nos seus 125 anos de história, o TJ-SC só foi contar com uma mulher desembargadora em 1975, com Thereza Tang. Com a posse dos novos integrantes da Corte Estadual, hoje, serão dez mulheres e 70 homens.
  • Joinville, que comemorou 166 anos ontem, responde por 2,5% das exportações
    nacionais, 25% das exportações de SC e tem um orçamento anual de R$ 2,5 bilhões.
Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio