Representantes de Brusque tomam posse na diretoria do Observatório Social de Santa Catarina

Evandro Gevaerd e Claudemir Marcolla foram empossados no dia 10, em Florianópolis

Representantes de Brusque tomam posse na diretoria do Observatório Social de Santa Catarina

Evandro Gevaerd e Claudemir Marcolla foram empossados no dia 10, em Florianópolis

Representantes do Observatório Social de Brusque e região (OSBr) foram empossados na noite desta segunda-feira, 10, como membros da diretoria e conselho do recém formado Observatório Social de Santa Catarina (OSB-SC), o qual congregará todos os órgãos municipais.

Tomaram posse Evandro Gevaerd, diretor-executivo do OSBr, que será vice-presidente para Assuntos de Controle e Defesa Civil no órgão estadual, e Claudemir Marcolla, consultor do OSBr, que terá uma cadeira no conselho superior da entidade.

Santa Catarina é o primeiro estado do Brasil a receber um Observatório Social estadual. O OSB-SC tem como objetivo articular as ações no estado e atuar diretamente no controle social da aplicação dos recursos públicos pelos agentes dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário catarinenses.

Para Gevaerd, trata-se de um sonho que está sendo concretizado.

“O Observatório com certeza vai contribuir muito para a melhoria da gestão pública. Todos os esforços vão retornar em benefícios para o cidadão catarinense. Eu estarei bastante empenhado para que as coisas funcionem e os resultados sejam os esperados pela sociedade”, afirma.

Marcolla, por sua vez, diz que a criação do observatório catarinense é um pequeno passo para um grande movimento que se inicia.

“A população tem tudo na mão para monitorar de que maneira que estão gerindo nossos recursos, basta apenas um método organizado para que se torne um ato eficiente e eficaz, e o Observatório Social tem este objetivo. No nível municipal temos um excelente trabalho, que melhora a cada ano, agora é dividir nossa experiência em nível de estado junto com outros observatórios para monitorar o poder público estadual”, comenta.

Atuação e crescimento
Em Brusque, o OSBr atua desde 2011. O OSB tem buscado expandir a rede de observatórios sociais de forma descentralizada e a atuar também em pautas estaduais e nacionais. Nos últimos cinco anos, o OSB cresceu 110%, e está presente em mais de 130 cidades de 16 estados brasileiros, sendo 20% deles em Santa Catarina.

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo