Representantes do Centro de Inovação Tecnológica de Brusque participam de reunião em Florianópolis
Eles receberam informações sobre os planos do governo Carlos Moisés
Após um período de indefinição, os planos do governo Carlos Moisés da Silva para os centro de inovação tecnológica começam a ficar mais claros. Nesta terça-feira, 28, o presidente do Comitê de Implantação do Centro de Inovação de Brusque, Günther Lother Pertschy, e Paulo Roberto Mellão Filho, colaborador, estiveram na capital para participar de uma reunião que tratou sobre o assunto.
O encontro contou com a presença de todos os comitês de implantação do estado. O secretário-adjunto, Amandio João da Silva Junior, o presidente da Associação Catarinense de Tecnologia (Acate), Daniel Leipnitz, e o diretor do Sebrae-SC, Luciano Pinheiro, também participaram.
Veja também:
MP pede exame de sanidade mental de homem que tentou matar o outro no Hospital Azambuja
Ibplan já notificou 30 moradores devido calçadas em mau estado de conservação
Ao retornar de saída temporária, preso é flagrado com drogas no organismo
Pertschy diz que foi solicitado ao governo estadual que termine as obras. “O compromisso da secretaria em entregar, pelo menos, cinco dos seis centro de inovação que estão mais avançados. Brusque é um deles”.
A expectativa é que a obra do Centro de Inovação de Brusque seja inaugurada no segundo semestre. A Secretaria de Desenvolvimento Econômico Sustentável informa que a data é prevista para novembro.
O presidente do Comitê de Implantação afirma que, na reunião, foi informado que o governo do estado quer continuar com a rede inovação tecnológica, conforme havia sido idealizado lá atrás pelo ex-governador Raimundo Colombo.
Pertschy afirma que o modelo de gestão compartilhada entre governo, iniciativa privada e academia será mantido. Segundo ele, o governo estadual também se mostrou mais propenso a trabalhar na parte inovação e fomento a novos negócios do que na construção de hardware e prédios.
O diretor da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Sandro Yuri Pinheiro, falou sobre as ações prioritárias da diretoria de Ciência, Tecnologia e Inovação. “Primeiro ativar, integrar, dar vida ao ecossistema, alinhar a tríplice hélice, para então começar a criar e consolidar uma cultura de território de empreendedor e inovador”.
Veja também:
Três ex-secretárias municipais se inscrevem para eleição do Conselho Tutelar de Brusque
Procurando imóveis? Encontre milhares de opções em Brusque e região
Justiça adia decisão sobre júri popular no caso Evanio Prestini
A ideia geral é que negócios e empreendedores do setor de TI sejam interconectados por meio dos centros de inovação. Programas de incentivo à inovação pelo estado também poderão ser integrados à Rede Catarinense de Tecnologia.
Pertschy avalia que a implantação do Centro em Brusque deve começar a avançar mais rápido daqui em diante. A obra está na fase final e agora já se começa a trabalhar em como funcionará após a inauguração. O comitê, que reúne 12 entidades, deverá se reunir em breve para tratar do assunto.