Revisão das urnas eletrônicas é concluída

Na tarde desta quinta-feira, 23, dados das urnas da 5ª Zona Eleitoral de Brusque foram conferidos pela Justiça Eleitoral

Revisão das urnas eletrônicas é concluída

Na tarde desta quinta-feira, 23, dados das urnas da 5ª Zona Eleitoral de Brusque foram conferidos pela Justiça Eleitoral

A última revisão das urnas eleitorais, antes da distribuição aos locais de votação, foi realizada ontem em Brusque. À tarde, técnicos do cartório eleitoral revisaram os dados das urnas eletrônicas referentes à 5ª Zona Eleitoral, que abrange os municípios de Brusque, Guabiruba e Botuverá. Na quarta-feira, 22, já haviam sido conferidas as urnas da 86ª Zona Eleitoral, constituída somente das seções eleitorais sediadas em Brusque.

O procedimento teve início às 13h e durou toda a tarde. Essa etapa é chamada de conferência visual das urnas. No procedimento, se verifica, primeiramente, se data e hora estão corretos, conforme o horário vigente no município. Também são verificados os dados dos candidatos, como número, foto e informações sobre coligação.
A avaliação também verifica se a urna já está programada para o segundo turno, pois, diferentemente do primeiro, mais nenhum candidato, além dos dois presidenciáveis, pode aparecer na tela. O último item conferido é a bateria da urna.

“Caso a bateria estiver fraca, é dada uma última carga, antes da urna ser transferida ao local de votação”, explica o técnico judiciário Osvaldo Atanazio, do cartório eleitoral de Brusque. Ele explica que, após todos os dados serem conferidos, as urnas são separadas por local de votação, e ficam armazenadas até sábado, às 13h30, quando são transportadas às seções eleitorais.

Ontem à tarde, duas urnas haviam apresentado, na tela, a data e hora equivocados, casos que já foram corrigidos pelos técnicos. Depois de conferidas, as urnas são lacradas até serem ligadas, no domingo, pelos delegados dos prédios onde ocorrerá votação. Aqui no município, elas estão armazenadas na Arena Brusque.

Segundo turno

A eleição em Santa Catarina só terá segundo turno para a disputa presidencial e, por isso, a apuração dos resultados só começa às 20h. Isso porque, como há o horário de verão, eleitores do Acre (com fuso horário de três horas a menos) ainda estarão indo as urnas, até esse horário. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) só começa a divulgar os resultados parciais depois que todos os eleitores votaram.

Eleições: segundo turno

Das 8h às 17h
Todos os brasileiros entre 18 a 70 anos votam obrigatoriamente
É obrigatório apresentar documento oficial com voto
Seu local de votação pode ser conferido no www.tse.jus.br/eleitor/titulo-e-local-de-votação
Disque eleições: 0800-648-3310

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio