Rodoviária de Brusque registra aumento na procura por passagens no final do ano
Algumas companhias disponibilizam ônibus extras devido à alta demanda
Algumas companhias disponibilizam ônibus extras devido à alta demanda
As empresas de transporte coletivo interurbano já se preparam para a época mais movimentada do ano: as férias entre Natal e Ano Novo. Algumas linhas registram procura 20% maior do que em dias normais, por isso, várias companhias colocaram ônibus extras para suprir a demanda.
A Reunidas tem o maior número de linhas adicionais já agendadas. O agente de vendas do guichê da empresa, Anderson de Brito Gil, afirma que os destinos mais procurados são o Rio Grande do Sul e o Paraná. Entre os dias 18 e 24, as cidades de Francisco Beltrão (PR), Santa Rosa (RS) e Chapecó (SC) terão horários a mais para atender à demanda (confira a tabela). “Nesta época do ano é muita correria, tem muita procura”, diz.
Nazaré Pontes, gerente do guichê que representa a Catarinense, Eucatur e Penha, diz que o volume de clientes já tem aumentado consideravelmente. Por enquanto, ela não recebeu a confirmação de que haverá linhas extras, mas no site da Catarinense e Penha já aparecem horários adicionais. Ela não soube especificar o destino destes novos horários. A gerente crê que até o fim do ano poderá haver a abertura de novos itinerários.
A Gadotti é outra empresa que já tem ônibus extras lotados, com destino, sobretudo, para São Paulo (SP). O gerente da agência na rodoviária, Joel Konink, afirma que somente a linha para a capital paulista já tem registrado procura de 20% a mais para viagens a partir do dia 18, quando a maioria das empresas deve encerrar as atividades em 2015.
Os dois horários fixos para São Paulo já estão lotados, e um ônibus extra foi disponibilizado pela empresa. Konink afirma que existe a possibilidade de a Gadotti colocar mais ônibus, porém, isto não é garantido. O guichê dele também representa a BrasilSul, que faz a linha para Pitanga (PR), a mais procurada. Também neste caso há um ônibus lotado e outro extra já está à disposição. A procura também está bastante grande, mesmo a mais de dez dias do recesso de fim de ano.
Diante de tanta demanda, Konink recomenda planejamento. “A recomendação é para que comprem as passagens o quanto antes, porque não sabemos até quando a empresa terá ônibus extras”, avisa o gerente. Ilton Oliveira é precavido e foi ontem à rodoviária se informar sobre os horários para Pelotas (RS) feitos pela empresa Penha.
Ele é natural da cidade gaúcha e mora em Brusque há uma década. Diz que sempre compra antecipado para evitar problemas. “Comprando antes nunca tive transtornos. Neste ano é que eu não planejava viajar e deixei para agora”, afirma Oliveira.