Roubos: confira números e mapa de casos registrados nas ruas de Brusque
Dados mostram casos atendidos pela Polícia Civil desde 2020; crimes passaram a ser detalhados em 2021
Dados mostram casos atendidos pela Polícia Civil desde 2020; crimes passaram a ser detalhados em 2021
Desde o início do ano, a Polícia Civil de Brusque registrou 15 roubos no município. Destes, 6 aconteceram em janeiro, quatro foram em fevereiro e cinco em março. Do total, 10 roubos aconteceram em vias públicas, três em comércios e dois em residências. Os dados são atualizados até o começo de abril.
Os dados são registrados pelo delegado da Divisão de Furtos e Roubos, Fernando Farias, desde de 2020. Segundo ele, naquele ano foram registrados 75 roubos, sendo que o mês com maior número foi maio, com 11 casos. Já o menor registro em um mês foi em novembro, com quatro roubos.
Em 2021, a Polícia Civil registrou 61 roubos no ano. Fevereiro registra o maior número de roubos, com 9 casos. Já março e maio registraram 2 roubos cada, sendo os meses com o menor número do ano.
Segundo o delegado, mais detalhes começaram a ser registrados no último ano, como os tipos de roubos. Os executados em via pública somam a maioria, com 34 casos em 2021. Já 14 foram executados no comércio e 12 foram em residências. Um roubo foi classificado como Outros, que, conforme Fernando, é relacionado a um assalto sofrido por um motorista de aplicativo, em outubro.
“Entendemos que se trata de um dado importante, pois demonstra que o trabalho que vem sendo desenvolvido pela Divisão de Furtos e Roubos está surtindo efeito no controle desses crimes violentos na cidade de Brusque, inclusive fazendo com que os casos diminuam”, avalia. Ainda conforme os dados, a idade média das vítimas do sexo feminino é de 28,3 anos e do sexo masculino é de 33,4 anos.
Já a Polícia Militar, que também registra as ocorrências, aponta que em 2022 foram atendidas pelos policiais militares aproximadamente 10 ocorrências até março. Em 2021, foram registradas 41 e, em 2020, foram 56.
O delegado Fernando explica que os números da Polícia Militar não levam em consideração todos os casos, pois muitas vezes a vítima não aciona a PM e vai diretamente à Delegacia de Polícia Civil fazer o boletim de ocorrência, que também pode ser feito em casa, via on-line.
Sobre os casos registrados neste ano, o delegado explica que os detalhes não foram repassados pois as investigações ainda estão em curso. Algumas delas devem ser divulgadas nos próximos dias.
Do total de roubos que chegaram à Polícia Civil em 2021, 33 foram resolvidos, o que corresponde a uma taxa de resolução de 54%.
Destes, 12 são relacionados aos roubos em residência, o que corresponde a uma taxa de resolução de 100%. Dos 14 roubos no comércio, 10 foram resolvidos, o que representa taxa de 71%. O assalto ao motorista de aplicativo também foi resolvido.
Já os que ocorreram em via pública, somente 10 foram resolvidos, o que representa uma taxa de resolução de 29%. De acordo com o delegado, este tipo de roubo é mais difícil de se resolver pois a maioria ocorre durante a noite.
“A vítima está sozinha em algum local que tem pouca luminosidade ou pouco trânsito de pessoas. Aí fica difícil de conseguirmos imagens e testemunhas. Até para a própria vítima fazer o reconhecimento se torna mais difícil. Ela tem pouco contato com o autor, às vezes é questão de poucos segundos. Por conta disso, esses são mais difíceis de serem resolvidos”, explica.
Conforme o delegado, no ano passado foram recuperados bens, que avaliados somam mais de R$ 887 mil. Ou seja, são bens que retornaram às vítimas dos assaltos.
Em 2021, o delegado Fernando começou a registrar também os locais onde os roubos em vias públicas aconteceram. O bairro com o maior número no ano é o Centro, com 7 roubos. Na sequência vem o Santa Terezinha, com 5 casos.
Os bairros Águas Claras e São Luiz registraram 3 roubos cada. Já o Azambuja, Bateas, Limeira Baixa e Santa Rita registraram 2 casos cada.
O Cedrinho, Dom Joaquim, Guarani, Poço Fundo, Primeiro de Maio, Rio Branco, Souza Cruz e Steffen registra 1 caso por bairro.
Confira abaixo onde ocorreram os roubos a transeuntes:
Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município. Clique na opção preferida: