Saiba como está o andamento da obra da ponte do Centro em Brusque
Prefeitura de Brusque estima que ponte do Centro seja entregue em setembro
Prefeitura de Brusque estima que ponte do Centro seja entregue em setembro
A ponte do Centro deve ser entregue para população no dia 30 de setembro. A estrutura deve se chamar Ponte Arquiteta Andréa Volkmann, uma homenagem para a ex-secretária de Infraestrutura Estratégica de Brusque, que morreu em agosto deste ano em decorrência de um câncer.
De acordo com o atual secretário da pasta, Rafael Kniss, o prazo previsto no edital licitatório para entrega da estrutura é 18 de novembro deste ano. No entanto, a administração deve antecipar a entrega da obra.
A administração municipal anterior, do ex-prefeito Ari Vequi, havia divulgado que a obra seria entregue no dia 3 de agosto, véspera do aniversário de Brusque. Segundo Rafael, essa proposta da antiga administração era sem fundamentação técnica”. “Havia apenas o desejo político de que a obra fosse entregue na semana do aniversário da cidade”, define.
Ele ainda acrescentou que os mesmos profissionais foram mantidos, mesmo com a troca de gestão municipal, “não havendo interferência política na execução da obra”.
Ari Vequi foi procurado para se manifestar a respeito da fala do secretário de Infraestrutura. O ex-prefeito reforça que, na gestão dele, havia a intenção de realizar a abertura da ponte no dia 3 de agosto. Ari afirma também que o objetivo era trazer o cantor sertanejo Michel Teló para se apresentar.
“Respeito a posição do Rafael, mas tínhamos compromisso com a empresa da entrega dessa obra no dia 3 de agosto, inclusive, com um show, pois era véspera do aniversário da cidade. Tínhamos, sim, a proposta da empresa na época de entregar a ponte [nesta data]. Se eles não conseguiriam cumprir, é outra história”, afirma.
O secretário afirma que a pasta é responsável pela obra da ponte, enquanto a Secretaria de Obras é responsável pela execução das vias de acessos.
Rafael comenta que nas últimas semanas foram realizados serviços de pavimentação asfáltica da ponte, além de fechamento dos encontros estruturados com alvenaria e as lajes de transições.
Ele ainda aponta que o próximo passo será a construção da iluminação cênica, que deve concluir o contrato com a empresa e finalizar o projeto.
A estrutura ligará a rodovia Antônio Heil à rua João Bauer, no Centro. Ao todo, a extensão da ponte é de 265,70 metros. O prefeito André Vechi encaminhou um projeto de lei para Câmara de Vereadores que denomina a ponte do centro como Ponte Arquiteta Andréa Volkmann.
O projeto foi encaminhado no dia 15 de agosto, na data de falecimento da ex-secretária de Infraestrutura Estratégica. A matéria tramita no Legislativo.
Rafael, que trabalhou diretamente com Andréa durante anos, comentou sobre a homenagem.
“Trabalhei ao longo dos últimos 7 anos diretamente com a Andréa e pude conhecer a personalidade da Secretária e Arquiteta Andréa. Sabemos o quão importante essa obra era para ela, visto que ela batalhou desde o começo para a sua viabilização e defendeu a sua arquitetura. Inclusive, mesmo passando pelo tratamento [contra o câncer], fez questão de acompanhar diversas etapas da obra como o içamento das vigas e colocação do ACM, cor escolhida por ela”.
O secretário afirma que a família de Andréa foi informada sobre a ideia antes da divulgação e diz que todos os servidores da pasta estão felizes com o reconhecimento e homenagem para a ex-secretária.
Baiana teve sua carteira assinada pela primeira vez em Brusque aos 34 anos: