Saiba como está o atendimento da Rede Feminina de Combate ao Câncer de Brusque
Instituição disponibiliza serviços médicos gratuitos e faz diariamente exames preventivos e de palpação da mama
Instituição disponibiliza serviços médicos gratuitos e faz diariamente exames preventivos e de palpação da mama
O atendimento na Rede Feminina de Combate ao Câncer de Brusque ocorre normalmente e está a todo vapor. É o que explica a presidente da instituição, Miriam Evangelista Ribeiro, nesta segunda-feira, 2.
A Rede Feminina disponibiliza serviços médicos gratuitos e faz diariamente exames preventivos e de palpação da mama. “Estamos com muita procura. Nos postos de saúde está tudo parado, então estamos com pacientes marcados para até final de setembro”, conta.
Segundo Miriam, a Rede Feminina atende 17 pacientes em todas as tardes, quando é feito o preventivo de colo uterino e mamografia de mulheres a partir de 40 anos, ou acima de 35 quando há casos de câncer na família. Portanto, a estimativa é de que de 350 a 400 mulheres realizam o preventivo pela instituição mensalmente. Ainda, Miriam conta que, ao somar todos os serviços, são em média 700 mulheres atendidas por mês.
O médico da instituição atende nas quartas-feiras de manhã e nas sextas à tarde. A presidente conta que todos os exames alterados passam por ele. “Pacientes que não conseguem atendimento fora vêm à Rede para tratamento com o médico”, continua.
Ainda, Miriam fala que o serviço de fisioterapia atende todos os pacientes com câncer de mama com alteração no braço. “Tem toda a parte da fisioterapia, o reiki, a psicóloga”, continua.
A entidade é de natureza filantrópica e se mantém através de doações, eventos e promoções.
A Rede Feminina de Combate ao Câncer de Brusque é localizada na rua João Archer, 32, no Jardim Maluche. Os telefones são 3351-0200 e 3355-9635, e o contato pode ser pelo WhatsApp 98419-2112 ou pelo e-mail [email protected]. É possível acompanhar o trabalho da Rede Feminina no Facebook.
Miriam ressalta que a Rede Feminina voltou a fazer os encontros em grupo de apoio para pacientes com câncer. Estes ocorrem semanalmente, toda segunda e terça-feira. Porém, por conta da pandemia, os grupos foram divididos para não acumular tantos pacientes.
Há semanalmente, também, os grupos de artesanato e de trabalhos manuais. Ainda, a instituição oferece palestras educativas sobre prevenção ao câncer de mama nas empresas.
O projeto de lei que autoriza a Prefeitura de Brusque a conceder terreno para a Rede Feminina de Combate ao Câncer foi aprovado pelos vereadores em 2019. Trata-se de uma área localizada na rua Francisco Sassi, no bairro Jardim Maluche.
Esta era uma reivindicação antiga da Rede Feminina, com o objetivo de aumentar o atendimento às mulheres. Ficou definido pelo projeto que a concessão é de 20 anos, prorrogáveis pelo mesmo período.
Miriam conta que a instituição já fez a sondagem do terreno em 2020. Neste ano, está sendo feita a unificação de dois terrenos e também terá a parte de estaqueamento.
De acordo com a presidente, o projeto está quase pronto e a expectativa é começar a construção em 2022. Ela detalha que o prédio terá quatro andares e pode custar cerca de R$ 4 milhões. “É um prédio que não é só o casco, tem que ter todos os equipamentos”, detalha.
Após a conclusão do projeto, a Rede Feminina vai em busca de recursos de emendas parlamentares. O prazo para a construção da nova sede era de cinco anos a partir da data da assinatura do contrato, feita no ano passado. Entretanto, esse tempo foi prejudicado por conta da pandemia e esse tempo passa a valer a partir deste ano.
Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município. Clique na opção preferida: