Saiba detalhes do projeto de duplicação da rodovia Ivo Silveira, entre Brusque e Gaspar

Edital para obra deve ser lançado em março; prefeito de Brusque avalia cenário

Saiba detalhes do projeto de duplicação da rodovia Ivo Silveira, entre Brusque e Gaspar

Edital para obra deve ser lançado em março; prefeito de Brusque avalia cenário

Durante uma reunião na Associação Comercial e Industrial de Gaspar (Acig) o secretário de Estado de Infraestrutura e Mobilidade, Thiago Vieira, apresentou os detalhes do projeto de duplicação da rodovia Ivo Silveira, a SC-108. A obra terá 17 quilômetros de extensão, sendo nove em Brusque, e contará com marginais, elevados e passarelas. O projeto está avaliado em R$ 400 milhões e o edital deve ser lançado em março.

O tema é motivo de debate em Brusque há muitos anos. Inúmeras matérias sobre o assunto já foram publicadas no jornal O Município, muitas delas mostravam a falta de manutenção e os buracos na via. Com a falta de duplicação, inúmeros acidentes são registrados na rodovia, inclusive com mortes.

O projeto determina que a rodovia terá 24,1 km de marginais. O trecho também contará com ciclovias, que também terão 24,1 km de extensão e o mesmo trajeto de passeio público. Além disso, estão projetadas as construções de 11 viadutos e nove passarelas para pedestres.

Trecho de Brusque

No trecho da rodovia em Brusque, o projeto determina a construção de cinco viadutos e seis passarelas para pedestres. Serão 12,4 km de extensão para as marginais, ciclovias e passeios para pedestres.

Serão construídas passarelas próximo ao Master Shopping, próximo ao All Shopping, na região do Volta Grande, perto da empresa ZM, próximo a Quimisa e perto da rua Edgar Von Buettner.

Já os viadutos devem ficar perto do Catarina Moda Shopping, próximo da rua Francisco Frederico da Silva, perto da Hiper Têxtil e onde hoje fica a rótula que leva para ponte Santos Dumont. Também haverá uma passagem inferior perto do Master Shooping.

O prefeito de Brusque, Ari Vequi (MDB), que esteve presente na reunião e é favorável a duplicação da rodovia, comenta que o projeto é discutido desde 2019. Segundo ele, o planejamento da obra foi apresentado para comunidade de Gaspar que ainda tinha algumas dúvidas na última quarta-feira, 9.

Posicionamento contrário

Segundo Ari, algumas pessoas se posicionaram contra o projeto, como é o caso do ex-prefeito de Gaspar e hoje deputado estadual suplente, Celso Zuchi (PT). “Cada um fala pela sua cidade. Nós temos nove quilômetros para serem duplicados, cinco elevados só em Brusque e é uma via de integração regional. O secretário foi muito firme e disse que tem que duplicar e que vai fazer o processo licitatório em março”.

Ari diz que alguns lojistas situados nas margens da rodovia na altura do bairro Barracão, já em Gaspar, estão descontentes com o projeto. “O projeto conta com o total de 11 elevados, é um projeto de R$ 400 milhões. No momento o governo do estado tem recurso, se não aproveitar esse momento que tem capacidade de executar essa obra, nós vamos esperar mais 40 anos para ver ela duplicada”, argumenta.

O prefeito avalia que o projeto é bem feito e que é diferente da duplicação da rodovia Antônio Heil. “Teve dois ou três elevados, mas esse aqui tem vários elevados. Espero que possamos fazer o retorno, que é normal nas rodovias de mão dupla”.

Área industrial

Ele ainda lamenta que a duplicação não atingirá a área central de Brusque. Conforme Ari, a duplicação da rodovia inicia a partir da rótula da ponte Santos Dumont. “Isso já estava no projeto de 2019 também e já discutimos há muito tempo. Eles não querem mexer nessa área urbana da cidade, então farão um elevado na entrada do Santos Dumont, continuará mais alguns metros e vira mão simples”.

Segundo ele, para prolongar mais a duplicação, a obra envolveria mais indenizações devido às residências e empresas localizadas naquela área. Mesmo assim, o prefeito afirma que o projeto é de extrema importância para o desenvolvimento da cidade e diz que a Beira Rio dará apoio para desafogar o fluxo de veículos no trecho onde termina a duplicação.

Ele comenta que esta área receberá investimentos por meio do programa Plano 1000 do governo do estado. Há previsão de obras de ligação entre as rodovias Ivo Silveira e Antônio Heil, além do anel viário.

Ari também explica que a duplicação desenvolverá ainda mais a área industrial da região e ajudará na economia do município. “Abrindo o novo acesso da Limeira, vai cair tudo ali. Então para nós é importante sair da Limeira e ligar direto com Gaspar e Blumenau em via duplicada, da mesma forma como já temos duplicada em Itajaí. Acredito que seremos um dos poucos municípios catarinenses com duas rodovias duplicadas”.

Desapropriações

Sobre as desapropriações no decorrer da rodovia, o prefeito diz que o Departamento Estadual de Infraestrutura do Estado de Santa Catarina (Deinfra) informou que há margem de domínio de 20 metros, mas alguns participantes da reunião alegaram 15 metros. “O Deinfra diz que quase não haverá desapropriações, pois grande parte da rodovia está desapropriada”.

O prefeito espera o lançamento do edital até o final de março e acredita que grandes empresas devem participar. A expectativa é que a obra inicie antes do período eleitoral e, segundo Ari, esse também é o desejo do governador.

Por fim, Ari comenta que o projeto é bem feito, analisado de vários ângulos e que teve audiência pública. “Houve esse debate e agora com o projeto finalizado não há motivos para não executar a obra em um quilômetro”.


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