X
X

Buscar

Saiba quais empresas de Brusque estão entre as 100 maiores de Santa Catarina

Ranking feito pela Revista Amanhã foi divulgado nesta semana

Três empresas de Brusque estão entre as 100 maiores de Santa Catarina. O Grupo Amanhã, responsável pelo levantamento, divulgou o ranking do estado nesta terça-feira, 15. A lista das 500 maiores do Sul será divulgada na próxima segunda-feira, 21.

O Top 10 de Santa Catarina mantém inalteradas as cinco primeiras posições, com Bunge liderando, seguida por BRF, Weg, AuroraCoop e Engie. A Bunge segue na ponta sendo também a maior companhia da região Sul pela sexta edição consecutiva. No entanto o Sicredi está logo atrás, com uma diferença de R$ 1,7 bilhão no VPG.  A empresa de Gaspar também leva o troféu de maior receita líquida, enquanto a BRF obteve o maior patrimônio líquido entre as cem maiores de Santa Catarina.

A lista das dez primeiras colocadas revela importantes movimentações, mais especificamente o sexto e o sétimo lugares onde Tupy e Celesc trocaram posições. Além disso, a Whirlpool ganhou uma posição, assim como o Grupo Havan que ganhou a décima colocação. A CGTEE caiu do sexto para o nono lugar.

Confira a colocação das empresas de Brusque no ranking de SC:

10º Grupo Havan
65º ZM S/A
100º Irmãos Fischer S/A. Ind. e Com.

Confira as 100 maiores de Santa Catarina:

“A parceria exitosa entre o Grupo Amanhã e a PwC Brasil revela um acompanhamento histórico dos movimentos de diversos setores econômicos do Sul, assim como de cada um dos estados. Também temos conseguido mostrar o avanço do grau de competitividade das empresas sediadas na região”, afirma Jorge Polydoro, Publisher do Grupo Amanhã.

“É estimulante constatar que o desempenho das empresas catarinenses no exercício de 2023 foi positivo em vários aspectos, principalmente quando se referem às primeiras colocadas. Interessante destacar também que Santa Catarina é o estado, dentre os três da Região Sul, que vem observando nos últimos anos uma constante entrada de novas empresas no ranking”, considera Leandro Camilo, sócio da PwC Brasil e líder de Santa Catarina.

“Em nossa análise dos balanços de empresas da região Sul para a elaboração do ranking das 500 Maiores do Sul, pudemos perceber que o ano de 2023 foi desafiador. Em contrapartida, também possível notar que as companhias que estruturaram suas práticas de ESG, englobando governança, sustentabilidade, social e diversidade, destacaram-se e obtiveram resultados bastante positivos”, salienta Carlos Peres, sócio da PwC Brasil e líder da região Sul.

As 100 maiores do Rio Grande do Sul já foram divulgadas. Na próxima segunda-feira, 21, o Grupo Amanhã divulga as 100 maiores paranaenses, além do ranking completo com as 500 maiores do Sul e as 500 emergentes.

Critério de classificação

Sobre o critério de classificação das empresas – Para revelar quem é quem entre as empresas do Sul, a Revista Amanhã e a PwC Brasil construíram um indicador exclusivo: o Valor Ponderado de Grandeza (VPG). O índice reflete, de forma equilibrada, o tamanho e o desempenho das empresas, a partir de um cálculo que considera os três grandes números de um balanço: patrimônio líquido (que tem peso de 50% no cálculo do VPG), receita líquida (40%) e lucro líquido ou prejuízo (10%).


Assista agora mesmo!

Como o atentado de 11 de setembro quase afetou abertura do Alivia Cuca, famoso bar de Brusque: