Conteúdo exclusivo para assinantes
Página 3

Bastidores da política e do Judiciário, opiniões sobre os acontecimentos da cidade e vigilância à aplicação do dinheiro público

Saída de José Zancanaro da Secretaria de Educação não foi apenas por problemas de saúde

Página 3

Bastidores da política e do Judiciário, opiniões sobre os acontecimentos da cidade e vigilância à aplicação do dinheiro público

Saída de José Zancanaro da Secretaria de Educação não foi apenas por problemas de saúde

José zancanaro crédito: Marcos Borges/ Arquivo O Município outras crédito: Divulgação

Página 3

Articulação
Informação de bastidores dão conta que a saída de José Zancanaro (PSB) da Secretaria de Educação vai além dos problemas de saúde. Fala-se que as conversas com Eliani Aparecida Busnardo Buemo, da Unifebe, já vinham acontecendo enquanto Zancanaro estava no cargo, em 2017, com algumas figuras importantes envolvidas. Em ano de eleição, o controle da pasta que concentra o maior número de servidores da prefeitura é, sem dúvidas, estratégica. Vale ressaltar que oficialmente, Eliani ainda não aceitou o cargo.

Substituição
Com a sua saída da secretaria, Zancanaro retornará à Câmara de Vereadores a partir de fevereiro. Com isso, Ademir Gamba, o Nino (PSB), que estava como suplente, deixará de ocupar uma vaga no parlamento. Para o governo, não deve mudar em termos de votação, pois os dois vereadores fazem parte do partido do prefeito Jonas Paegle.


Reorganização
Como já é tradicional, este começo de ano está sendo de reorganização na Prefeitura de Brusque. Nas últimas edições do Diário Oficial dos Municípios, e especialmente na última, há dezenas de remoções de servidores. O maior volume é de professores e funcionários da Educação que são transferidos para outras unidades escolares. A intenção da pasta é deixar tudo pronto para evitar mudanças bruscas no decorrer do ano letivo.


Walter Orthmann
Além de estar prestes a entrar para o famoso Guinness Book, o livro dos recordes, Walter Orthmann também bateu o próprio recorde no Rank Brasil. O diretor do instituto, Luciano Cadari, fez a entrega do troféu no dia 17 de janeiro. Orthmann recebeu o título do Rank pela primeira vez em 2008 com 70 anos de atividade, e depois em 2013, ao completar 75 anos de serviço. Neste ano, ele chegou aos 80 anos trabalhando na RenauxView, aos 96 anos de idade. Segundo o trabalhador, a motivação para atuar todos estes anos na mesma empresa vem de sua vontade e paixão pelo trabalho.


Observatório Social
O Observatório Social de Brusque (OSBr) está atendendo em novo endereço desde o começo deste ano. A sede fica, agora, na sala 1004, no 10º andar do Shopping Gracher, na avenida Cônsul Carlos Renaux, no Centro de Brusque.


Patrimônio histórico
A Fundação Cultural Catarinense (FCC) divulgou o inventário de imóveis tombados como patrimônio histórico do estado de 2018. Da região, há apenas uma casa, localizada na rua Holstein, em Guabiruba, já tombada desde 2002. A FCC tombou 57 novos imóveis, que ficam em Joinville (17), Indaial (10), São Bento do Sul (8), Jaraguá do Sul (6), Timbó (6), Blumenau (5) e Pomerode (5).


Novo curso
O Instituto Federal Catarinense (IFC) de Brusque ofertará a partir de fevereiro de 2018 o curso superior de licenciatura em Química. O profissional habilitado nesse curso terá formação didática e pedagógica para atuar como professor desde o ensino médio até o superior. Além disso, poderá também exercer atividades em laboratórios de pesquisa e controle de qualidade de indústrias químicas. As inscrições são feitas pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu) ou diretamente na instituição para vagas remanescentes. Atualmente o IFC funciona na rua Hercílio Luz, no Centro, no prédio do antigo Colégio Honório Miranda.


Resposta
A respeito da nota publicada ontem neste espaço, a Prefeitura de Brusque afirma que regularizou a publicação das atas dos conselhos municipais em seu site oficial (www.brusque.sc.gov.br). No entanto, há uma ressalva: “Não são publicadas as atas que ainda não foram aprovadas em reuniões posteriores. Desse modo, todas as atas aprovadas estão disponíveis no site oficial do órgão”.



Atenção aos temporais

Por conta do intenso calor, as previsões para os próximos dias entre a tarde e noite serão de pancadas de chuva, com temporais acompanhados de fortes rajadas de vento e descargas elétricas. A Defesa Civil alerta para que os cidadãos se protejam em locais cobertos, longe de placas, de árvores, de postes de energia e de objetos que possam ser arremessados. Durante o temporal com raios é importante evitar de usar o telefone e ficar longe de janelas.

Deslizamentos de terra
Os moradores também devem estar atentos aos deslizamentos e áreas de risco que se agravam durante as chuvas. O órgão destaca que ao perceber qualquer movimentação de terra é importante que o morador deixe sua residência e entre em contato com a Defesa Civil o mais rápido possível, por meio dos telefones 199 ou 3396-7413.



Correção

A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Brusque entra em contato para esclarecer alguns pontos da matéria sobre inadimplência, publicada ontem. Nos gráficos que informavam apenas “cheques sem saldo” e “regularização de cheques sem saldo”, o correto é: cheques sem fundo, conta encerrada, prática espúria e contra-ordem. No box que informa que é possível consultar o nome no site www.consumidorpositivo.com.br, a entidade ressalta que a base de consulta é o SCPC Boa Vista, não o SPC.

Conteúdo exclusivo para assinantes

Quero assinar com preço especial
[Acesse aqui]

Sou assinante

Sou assinante do impresso,
mas não tenho login
[Solicite sem custo adicional]

Tire suas dúvidas, em horário
comercial, pelo (47) 3351-1980

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio