Samae de Brusque inicia reforma em filtros de Estação de Tratamento de Água
Reforma tará endemia de água e energia
Reforma tará endemia de água e energia
O Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae) de Brusque iniciou a reforma nos filtros da Estação de Tratamento de Água (ETA) Central. Ao todo serão reformados seis filtros com término previsto para 12 meses.
A aquisição e instalação deste fundo de filtro trará modernização no sistema de filtração da ETA Central, melhorando a filtragem da água e sua eficiência na retrolavagem, pois além das crepinas ranhuradas, o sistema é compatível com lavação de ar e água.
O coordenador das ETAs do Samae, André Castro, comentou mais detalhes sobre a instalação. “Com a instalação deste novo sistema de filtração será economizado aproximadamente 140 mil litros de água por dia. Isto é devido ao sistema ser mais eficiente na distribuição tanto na taxa de filtração e distribuição como na retrolavagem com ar e água”.
Outra vantagem será na economia de água utilizada para a lavagem dos filtros, podendo chegar a aproximadamente 35% de economia. A exemplo, o atual sistema de filtração chega a gastar por dia aproximadamente 400 mil litros de água com a lavagem dos filtros.
“Assim que os filtros tiverem reformados o Samae terá ganho muito importante não só na economia de água, mas também de energia elétrica pois essa mesma água será reutilizada, e após passar pelo tratamento, ela já se encontrará na ETA Central sem precisar bombear da nossa captação até a ETA”, finaliza o diretor-presidente interino, Juliano Montibeller.
Bombeira sofre fratura no pé, enquanto salva mulher que se afogava no rio Itajaí-Mirim, em Brusque: