X
X

Buscar

Santuário de Azambuja recebe Porta Santa

Ritual de abertura da porta será celebrado no domingo, às 16 horas

O Santuário de Azambuja foi um dos locais escolhidos pela Diocese de Florianópolis para receber a Porta da Misericórdia, símbolo do Ano Santo instituído pelo papa Francisco. A porta, que foi instalada nas escadarias do Santuário, será aberta no domingo, 13, às 16 horas, em uma Celebração Eucarística solene.

O reitor de Azambuja, padre Pedro Schlichting, explica que a Porta da Misericórdia foi um pedido do papa Francisco para que os bispos do mundo inteiro escolhessem igrejas de suas dioceses para construir a porta. “Escolheram santuários e lugares destinados à peregrinação do povo. Nosso santuário foi escolhido pela diocese para ser um desses lugares que se constrói a Porta Santa”.

O padre ressalta que a porta representa o próprio Cristo. “Ele é a verdadeira porta, como o Evangelho nos faz a menção: por onde as ovelhas entram, então, nós cremos que em Jesus nós temos essa íntima ligação com o Pai”.

A porta é de madeira com estrutura metálica e carrega a cruz, o símbolo do alfa e do ômega – princípio e fim. “É onde se constitui a criação dentro do espaço da eternidade. Como Jesus disse: eu sou o princípio e o fim”.

A Porta Santa ficará no Santuário de Azambuja até novembro de 2016. “Ela permanecerá entre nós durante um ano. O Ano Santo inicia na nossa diocese no domingo, 13, e termina na festa de Cristo Rei, no dia 20 de novembro”.

No domingo, o Santuário terá uma programação especial para marcar a abertura da porta. Às 15 horas haverá um momento mariano, com espaço para confissões. Às 16 horas, acontece o ritual da abertura da Porta Santa e, na sequência, será rezada a Santa Missa e a cantata de Natal. “Esperamos que a partir deste domingo, muitos fiéis venham ao nossa Santuário para passar pela Porta”.

Segundo o arcebispo da Arquidiocese de Florianópolis, dom Wilson Tadeu Jönck, a Porta Santa, ou Porta da Misericórdia, representa Cristo, que é a verdadeira Porta. “Quem passa pela porta é aquele que adere a proposta do Ano Santo, em sua vivência de fé. Entrar pela Porta Santa, é entrar no lado aberto de Cristo, ter acesso ao seu coração. O Ano Santo é um período de graça, de retomada da fé e de reforçarmos as obras de misericórdia em nossas vidas”.