Santuário e Seminário de Azambuja sob novo comando
Padre Iseldo Scherer é o novo reitor do santuário, enquanto Padre Francisco de Assis Wloch assume o seminário
O Santuário de Azambuja tem um novo reitor. Padre Iseldo Scherer assumiu o comando do santuário no lugar do padre Pedro Schlichting, que foi transferido para a paróquia São Joaquim, em Garopaba, no Sul do estado.
A missa de boas-vindas foi realizada na noite de sábado, 2, e contou com a presença de diversos padres das regiões de Brusque e Itajaí. Além de padre Iseldo, foram recepcionados os novos vigários paroquiais: padre Eder Claudio Celva e padre Francisco de Assis Wloch.
Padre Iseldo é natural de Luiz Alves e, neste ano, completa 20 anos de sacerdócio. Antes de assumir a reitoria do Santuário de Azambuja, ele esteve em missão na cidade de Oliveira dos Brejinhos, na Bahia. Ele está otimista com o trabalho que terá à frente da nova paróquia. “Estamos chegando para sair em missão pelas famílias e comunidades. Abrindo nosso coração para que outros também se abram ao amor misericordioso do Pai”, diz.
Além do novo reitor do santuário, Azambuja recebeu o novo reitor do Seminário Nossa Senhora de Lourdes, Padre Francisco de Assis Wloch. “Quando Dom Wilson me fez a proposta acolhi com alegria. Agradeço a confiança depositada em mim e vou me esforçar para dar conta do recado”, destacou o presbítero. Padre Chico, como é conhecido, ainda assume a formação dos seminaristas da etapa de Filosofia.
Natural de Itajaí, padre Chico tem 40 anos de sacerdócio e conhece muito bem o Seminário Nossa Senhora de Lourdes. “Estudei aqui em Brusque, toda a minha formação como padre foi feita aqui. Estou muito feliz em poder voltar agora. O meu objetivo é continuar o belo trabalho realizado pelo padre Pedro aqui, já que hoje, a formação dos padres é um desafio, o mundo está muito diferente de anos atrás”.
Antes de assumir o trabalho em Brusque, padre Chico foi por quatro anos coordenador do Setor de Informática e Subsecretário Adjunto de Pastoral, da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), em Brasília, e nos últimos quatro meses, vigário da Paróquia São Sebastião, em Tijucas.
Os adolescentes do seminário menor, também ganharam novo formador. Padre Eder Celva passa a conduzir os vocacionados da etapa inicial rumo ao sacerdócio. “Para mim foi uma surpresa a missão que me foi confiada, mas aceitei em espírito de obediência e com desejo de dar o melhor de mim”, destaca padre Eder. “O seminário é o coração de uma diocese, é uma missão nobre, que demanda muito trabalho e é de grande responsabilidade”, conclui.
Os padres que antes estavam à frente da formação em Azambuja foram transferidos para novos trabalhos na Arquidiocese: padre Alcides Albony Amaral passou a ser pároco da Paróquia Santo Antônio, em Campinas; padre Pedro Schlichting passou a ser pároco da Paróquia São Joaquim, Garopaba; e padre Sílvio José Kremer passou a ser pároco da Paróquia São Bonifácio, em São Bonifácio.